OFICINAS DE ESCRITA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TRADUÇÃO: TEORIA DA LITERATURA E PRÁTICAS LITERÁRIAS (GPOQT)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Contato:
gpoqt@ufsm.br Prédio:40-A Sala:2307Projetos
Extensão
Período: 2022-2027
Coordenação de Maria Clara da S. R. Carneiro (UFSM)
Participantes
Discentes
Ana Carolina Mainardi Muniz (PIVIC/UFSM 2021 – Bolsista FIEX/UFSM 2022)
Pedro Henrique Lencina Pinheiro (Bolsista PROBIC/FAPERGS/UFSM 2021-; PIVIC 2020-2021)
Victória Pontes Borgmann (PIVIC/UFSM 2021-2022; PIBIC 2022)
Pesquisadores colaboradores
Parceiros do projeto – locais de atuação
Biblioteca Central da UFSM
Unidade de Saúde Básica Wilson Aita (Cohab)
Colégio Estadual Profa. Edna May Cardoso
Instagram do projeto: @oficinaspotenciais
A escrita, o desenho, a produção artística e cultural, em geral, são vistas no imaginário popular como atos de gênios, reservados a poucos indivíduos. Pensando em socializar as produções, em processos coletivos com a prática de exercícios, as oficinas de escrita e de quadrinhos potenciais, inspirados no Oulipo, serviriam a democratizar não apenas o acesso à produção mas também o acesso a novas leituras. As oficinas de literatura potencial e de quadrinhos potenciais (Oulipo/Oubapo, respectivamente) surgiram na França entre grupos de autores que procuravam novas formas de fazer arte. Nos últimos 30 anos, elas adentram os círculos literários, festivais de quadrinhos, como criações coletivas à maneira dos antigos jogos de salão, e acabaram por se mostrar um modelo interessante para a criação. Com desafios inspirados na matemática (desde a resolução de problemas a exercícios de probabilidade e grafos), o participante da oficina é levado a escrever por um desafio: um texto sem determinada letra, quadrinhos sem desenhos, repetir determinadas imagens ou expressões. Ao ser “desafiado”, o participante liberta muito mais a sua criatividade do que a espera da “musa”. Desse modo, a escrita reafirma seu caráter lúdico e coletivo; pedagogicamente, verifica-se, também, uma potencialidade de concentração do aluno, além de reforçar o caráter do compartilhamento de textos, e uma fuga à ideia de “originalidade” ou “sacralidade” do gesto da escrita. O presente projeto se organiza para apresentar esses jogos de escrita para público diverso, oferecendo ao público externo à universidade elementos de criação literária de forma lúdica, promovendo encontros entre diferentes pessoas com desejo de escrever, em diferentes níveis. As oficinas serão coordenadas por docente coordenador do projeto e organizadas e aplicadas por estudantes da graduação, sob supervisão da coordenação. As oficinas serão oferecidas no espaço da universidade (a Biblioteca Central) e em espaço externo aberto ao público e de forma gratuita, permitindo atingir públicos diversos a cada vez. A partir de um mínimo de 4 encontros de duas horas cada, guiados por dois a três ministrantes, a cada encontro serão lançados desafios de produção individuais ou coletivos, para em seguida proceder à leitura dos textos produzidos. Com ênfase em elementos textuais (a letra, vocabulário, estilo, gênero), a prática por “restrições” do Oulipo incentiva uma conscientização da linguagem, lembrando que toda escrita é feita a partir de certas restrições (registro, gênero, enunciação). Da mesma forma, os exercícios restritivos também são bem-humorados: uma prática da escrita na forma de um jogo, e o momento de leitura de um mesmo exercício realizado por diferentes indivíduos, acaba por provocar, muitas vezes, o riso. Além disso, ao se verem interditos de se utilizar elemento “fácil” da língua (escrever sem determinada letra, por exemplo), o sujeito acaba buscando novos vocabulários, formas diferentes de se dizer algo que escapam ao ordinário, gerando efeitos poéticos ou aprofundamento dos discursos. Ao longo do projeto, também serão oferecidas oficinas especificamente de quadrinhos, com o mesmo modelo de atuação por desafios de restrição, dependendo da participação e desenvolvimento das oficinas de escrita. Pretende-se ampla divulgação e aumento gradual das oficinas, cujo programa pontual permitirá desenvolvimento de estratégias diferentes a cada encontro, bem como estreitar um diálogo entre todos os envolvidos, dentro e forma da universidade, pela prática coletiva da escrita, e na leitura dos resultados, em que todos os participantes serão convidados a comentar. Os resultados das oficinas serão tratados pelos estudantes participantes do Projeto, com a geração de corpus para o Projeto de Pesquisa 049335 “Uma “pedagogia potencial”: as oficinas do Oulipo e do Oubapo e ensino de língua, literatura e sensibilização para letramento de imagens”, para eventuais publicações e fomentando avaliação do presente Projeto de Extensão.
Período: 2020-2022
Coordenação de Maria Clara da S. R. Carneiro (UFSM)
Participantes
Discentes
Pedro Henrique Lencina Pinheiro (Bolsista PROBIC/FAPERGS/UFSM 2021-; PIVIC 2020-2021)
Pesquisadores colaboradores
Discentes pesquisadores de pós-graduação
Discentes egressos
Ana Carolina Mainardi Muniz (PIVIC/UFSM – 2021)
Lauren Silva Nascimento (PROBIC/FAPERGS/UFSM – 2020-2021; FIPE/UFSM – 2020-2021)
Victória Pontes Borgmann (PIVIC/UFSM – 2021-)
• Preparar um cronograma de aplicação de oficinas de quadrinhos e literatura;
As oficinas justificam-se por apresentar um modelo lúdico de aprendizagem, trazendo elementos da literatura e dos quadrinhos contemporâneos franceses ainda desconhecidos do grande público. Organizando-se em um projeto de extensão visando organizar diferentes oficinas para diferentes públicos e espaços, o presente projeto se estende de forma horizontal entre universidade e espaços públicos, em que o conhecimento acadêmico será posto à prova em produções coletivas. Esse projeto de extensão também capacita estudantes de licenciatura para o planejamento e aplicação dessas oficinas, além de produzir material para pesquisa.
Pesquisa
Pesquisa conduzida no seio da linha de pesquisa “Análise e teoria das histórias em quadrinhos”, com leituras da obra do pesquisador potiguar e elaboração de livro com artigos e resenhas.
Coordenação de Guilherme E. Silveira, Lielson Zeni, Maria Clara Carneiro e Valter do Carmo Moreira, com a participação dos membros do grupo.
Coordenação de Maria Clara da S. R. Carneiro (UFSM)
Vice-Líder Valter do Carmo Moreira (UFPR)
Participantes ativos
Pesquisadores colaboradores
Alexandro Carlos de Borges Souza (UFPB)
Ciro Inácio Marcondes (UCB-DF)
Daniela dos Santos Domingues Marino (USP)
Guilherme Lima Bruno E Silveira (IFPR/UFG)
Jaqueline dos Santos Cunha (UFG)
Lucas Ferreira Vieira (UniRio)
Thomaz Pereira de Amorim Neto (UERJ)
Estudantes de pós-graduação
Luísa Loureiro Monteiro de Castro Teixeira (UFRJ)
Estudantes de graduação
Isabella Maria Píccolo Estevão (IF-PR)
Egressos
Antonio José dos Santos Filho (UFSM)
Lauren Silva Nascimento (UFSM)
Amli Paula Martins de Miranda (PUC-RJ)
Barthes, Roland. A Preparação Do Romance II. Trad. Leyla Perrone-Moisés, Martins Fontes, 2005.
Carneiro, Maria Clara da Silva Ramos. A Metalinguagem Em Quadrinhos: Estudo de Contre La Bande Dessinée de Jochen Gerner. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.
Christin, Anne-Marie. Histoire de l’écriture. Flammarion, 2012.
Didi-Huberman, Georges. Quando as Imagens Tomam Posição. Translated by Cleonice P. B. Mourão, vol. 1, UFMG, 2017.
Dürrenmatt, Jacques. Bande Dessinée et Littérature. 1a ed., Classiques Garnier, 2013.
Coordenação de Maria Clara da S. R. Carneiro (UFSM)
Participantes ativos
Bolsistas do Projeto
Pedro Henrique Lencina Pinheiro (Bolsista PROBIC/FAPERGS/UFSM 2021-; PIVIC 2020-2021 e 2023)
Docentes colaboradores
Ana Maria Amorim de Alencar (UFRJ)
Mayara Ribeiro Guimarães (UFPA)
Pesquisadores colaboradores
Vinicius Gonçalves Carneiro (PUC-RS)
Discentes pesquisadores de pós-graduação
Bolsistas anteriores
Ana Carolina Mainardi Muniz (PIVIC/UFSM – 2021)
Antonio José dos Santos Filho (PROBIC/FAPERGS/UFSM – 2021)
Lauren Silva Nascimento (PROBIC/FAPERGS/UFSM – 2020-2021; FIPE/UFSM – 2020-2021)
Miguel Morais Bortolás (Bolsista FIPE/UFSM – 2022)
Victória Pontes Borgmann (PIVIC/UFSM – 2021-; PIBIC 2022)
Coordenação de Maria Clara da S. R. Carneiro (UFSM)
Pesquisador colaborador
Discentes
Guilherme Barbat Barros
Gustavo Afonso Müller (UFSM – PIVIC 2020-2021)
Luana Santos Gonçalves
Lucas Paz Trelha
Victória Pontes Borgmann (PIVIC/UFSM – 2021-)
– Formação de equipe discente capaz de desenvolver materiais didáticos para ensino de leitura e escrita da língua francesa amparados pelas teorias literárias estruturalista e pós-estruturalista.