Vencedores regionais da 16ª OBMEP recebem premiação

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas foi realizada em 2021

Foto colorida horizontal com cinco pessoas perfiladas em pé atrás da mesa onde está pendurado cartaz do evento
Mesa oficial do evento contou com a presença da vice-reitora, Martha Adaime

Na tarde de sexta-feira (27) ocorreu na UFSM a cerimônia regional de premiação da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), realizada em 2021. A organização do evento é da coordenação regional da OBMEP, que atualmente está sob responsabilidade da professora do departamento de matemática da UFSM, Sandra Eliza Vielmo.

A entrega das medalhas e certificados aos 87 estudantes premiados foi feita pela professora Sandra Eliza Vielmo e pelos professores Edson Sidney Figueiredo, Chefe do Departamento de Matemática da UFSM e Márcio Luis Miotto, Coordenador Regional do Programa
de Iniciação Científica (PIC) da OBMEP. A vice-reitora da Instituição, Martha Adaime, e o vice-diretor do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), Hans Zimmermann também participaram da premiação.

Sandra Eliza Vielmo coordenadora regional da OBMEP

Ao todo, foram entregues 55 medalhas de bronze, 26 de prata e seis de ouro. Houve também a concessão de diplomas e livros para seis professores, de kits didáticos a três escolas premiadas, além da entrega de diplomas para as seguintes instituições: Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis, de Faxinal do Soturno, e Escola Estadual de Ensino Médio João Aguiar, de São Francisco de Assis.

A OBMEP, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática, tem por objetivo principal estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Zimmermann explica que ações como a OBMEP são importantes para a construção do conhecimento científico, e para que alunos de escolas públicas se aproximem da Universidade. Assim, os estudantes passam a se sentir reconhecidos pelo valor de sua dedicação aos estudos.

O auditório C do prédio 18 do Campus Sede, onde ocorreu a premiação, esteve com os 320 lugares praticamente lotados pelos premiados e suas famílias. “O tilintar das medalhas é indescritível, só quem está aqui ouvindo para sentir a emoção”, expôs Zimmermann.

A cerimônia envolveu 32 municípios: Horizontina, Tucunduva, Três Passos, Santo Ângelo, Nova Ramada, Ajuricaba, Boa Vista do Buricá, Alegria, Santa Maria, Paraíso do Sul, São Paulo das Missões, Três de Maio, Augusto Pestana, Ijuí, Panambi, Salvador das Missões, Roque Gonzales, Arroio do Tigre, Nova Candelária, Faxinal do Soturno, São Luiz Gonzaga, Cachoeira do Sul, Tupanciretã, Coronel Barros, Vila Nova do Sul, Santo Cristo, Ibirubá, Bossoroca, São Francisco de Assis, Santa Rosa, Salto do Jacuí e Jaguari.

Auditório C do prédio 18 esteve lotado para a cerimônia

Texto: Laurent Keller, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Fotos: Luiz Ferraz e Henrique Rodrigues
Edição: Ricardo Bonfanti