Evento cultural em homenagem ao poeta García Lorca ocorre na UFSM nesta quarta (8)

Atividade é aberta à comunidade acadêmica e ocorre no prédio 40A, às 19h

Desde 2008, alunos e professores do curso de Letras – Espanhol da UFSM promovem a atividade denominada “Sociedade dos Poetas Vivos”, em homenagem ao nascimento do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca (1898-1936). Trata-se de um encontro aos moldes de um sarau literário, em que se resgatam valores artísticos, muitas vezes esquecidos pelo ritmo de vida de uma sociedade cada vez menos poética. Neste aspecto, o nome do evento, inspirado em um filme estadunidense – que, à primeira vista tem pouco em comum com a trajetória do poeta andaluz –, refere-se à pulsão de vida que as artes provocam na existência humana, além de enfatizar a importância da expressão artística e da liberdade em sentido amplo.

Apesar de homenagear García Lorca, a comemoração é bem mais abrangente: a figura de Lorca serve de mote para compartilhar as manifestações artísticas em sentido amplo. Não apenas a literatura é contemplada, mas também a música, o teatro, as artes plásticas, entre outros, são bem-vindos.

Tradicionalmente, o evento é realizado na UFSM em 5 de junho, dia do nascimento de García Lorca. Neste ano, ante a impossibilidade de reunir os interessados fora do horário de aula, optou-se por festejar na quarta-feira (8). A celebração acontecerá nas dependências do prédio 40A, a partir das 19h.

Eventos similares ao da UFSM acontecem em outros países do mundo. Em Fuente Vaqueros, cidade natal do poeta, ocorre o tradicional encontro “Cinco a las cinco“, relacionando a data de nascimento do poeta ao seu famoso poema “La cogida y la muerte“. Na ocasião, acontece a entrega do troféu Pozo de Plata, atribuído a personalidades destacadas das artes e da cultura espanhola. Trata-se do mais importante evento em homenagem à vida de Lorca, uma vez que vem ocorrendo ininterruptamente desde 1976 – primeiro ano do processo de redemocratização do país, quando evocar Federico ainda representava um grande risco.

Alunos do curso de Espanhol da UFSM poderão fazer apresentações inspiradas na obra de Lorca e também autorais. Alunos de outros cursos e comunidade acadêmica em geral poderão prestigiar o encontro.