Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM promove evento interdisciplinar sobre Antropoceno na próxima semana

Discussões online reunirão professores da UFSM e de outras instituições



Nos últimos anos, inúmeras pesquisas e experimentações políticas e artísticas vêm sendo desenvolvidas em torno do Antropoceno, nome proposto para a nova era geológica marcada pela crise ecológica desencadeada pelas atividades da civilização industrial nas dinâmicas da Terra. Especificamente no que concerne às áreas de Letras, Artes e Ciências Humanas, os principais esforços de investigação vão no sentido de reconsiderar categorias conceituais como homem, natureza e mundo à luz das bruscas transformações planetárias e das reivindicações sociais por justiça climática e ecológica.
 
Abrindo espaço para as discussões desta temática, o evento “Antropoceno: que palavra é essa?”, que será realizado de segunda (13) a quarta-feira (15), propõe três discussões online com docentes da UFSM, da Geografia, História e Artes Visuais, para debater com especialistas de diferentes instituições nacionais.
 
A atividade é vinculada ao projeto de pesquisa “A Terra e nós(CNPq), sediado na PUC-Rio e na Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades (APPH) e que conta com pesquisadores de oito instituições de pesquisa brasileiras, entre elas a UFSM. O evento compõe um conjunto de atividades que antecedem o Campus Antropoceno Brasil, iniciativa ligada ao projeto Anthropocene Curriculum, da Haus der Kulturen der Welt e Max Planck Institute for the History of Science, que será realizado no mês de novembro em Porto Alegre.
 
A inscrição para ouvintes deve ser realizada até 13 de junho, através do link. A transmissão será pelo YouTube.
 
Programação:
 
“Entender o Antropoceno” (segunda, 13, 19-20h). Palestrantes: Adriano Severo Figueró (UFSM) e Alyne Costa (PUC-Rio);
 
“Narrar o Antropoceno” (terça, 14, 19-20h). Palestrantes: Nikelen Witter (UFSM) e André Araújo (APPH);
 
“Sentir o Antropoceno” (quarta, 15, 19-20h). Palestrantes: Helga Correa (UFSM) e Anelise De Carli (UFRJ).
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58799

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes