UFSM Futsal estreia neste sábado em Bento Gonçalves pela Série Ouro 2022

Primeira partida oficial da temporada será contra o campeão do ano passado, Bento Gonçalves Futsal

Embora o primeiro desafio da temporada seja contra o atual campeão, Bento Gonçalves Futsal, a equipe da UFSM Futsal tem a oportunidade de começar a Série Ouro do Campeonato Gaúcho com o pé direito neste sábado (11), às 20h, na casa do adversário. Vale destacar que, em 2021, o mesmo time foi o responsável por eliminar a UFSM Futsal nas quartas de final do torneio.

Desde 2019, o Rio Grande do Sul é contemplado com dois torneios de futsal. O primeiro, com a chancela da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), é o Campeonato Gaúcho de Futsal – Série Ouro, que a UFSM Futsal disputa. Já a Liga Gaúcha, competição alternativa de futsal no estado, conta com equipes da elite, como a ACBF, de Carlos Barbosa, e o Atlântico, de Erechim, e é desenvolvida pelos próprios times.

Elenco que vai compor a UFSM Futsal durante o ano de 2022 (foto: Gabriel Haesbaert)

Na temporada passada, a UFSM finalizou a Série Ouro na 8ª colocação da tabela de classificação (penúltimo lugar) da fase de grupos, dando adeus à competição após perder para o Bento Gonçalves na primeira etapa do mata-mata. Dessa forma, o técnico da UFSM Futsal, Gabriel Pranke, assegura que as derrotas ensinaram o elenco que eles ainda têm muito trabalho pela frente e salienta que, no fim da competição, foi realizada uma renovação geral no ambiente do time.

Aprendemos bastante na temporada passada e buscamos sempre evoluir e melhorar. A gente fez uma avaliação interna, corrigimos alguns erros que estavam acontecendo no ano passado, até na gestão do grupo, e pensamos em melhorar, ano após ano. 2021 foi um ano de retomada, então também foi difícil por conta disso. Mas a gente espera que 2022 seja muito mais proveitoso para a equipe”, contou o representante da comissão técnica.

Com o objetivo de obter um preparo eficiente para 2022, a UFSM Futsal jogou um amistoso contra o Cruzeiro, de São Gabriel, no dia 14 de maio e venceu pelo placar de 2 a 1. O desejo do técnico e do time era agendar mais uma partida não oficial. Entretanto, visto que outras competições de futsal já começaram, não foi possível encontrar a disponibilidade de outras equipes e, por isso, a UFSM Futsal vai começar a Série Ouro deste ano com apenas um amistoso disputado.

Para Rosalvo Sawitzki, diretor do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), a existência de uma equipe de futsal na UFSM “é importante dentro da formação de futuros professores no sentido de criar um espaço onde os nossos alunos possam vivenciar esse tipo de atividade na sua formação”.

Todavia, devido ao corte das verbas de universidades e institutos federais para despesas de custeio e investimento, anunciado no dia 27 de maio pelo Ministério da Educação, a UFSM está tendo problemas em disponibilizar recursos para que o time se mantenha ativo.

É um projeto interessante e gostaríamos de ter condições para dar um maior suporte e apoio para as ações desenvolvidas. Infelizmente, a universidade está passando por uma situação bastante difícil em relação aos recursos e investimentos”, disse o diretor do CEFD sobre as dificuldades e o desejo de manter o projeto do time, que acaba sendo executado, diversas vezes, de forma voluntária pelos profissionais da instituição.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali