Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seminário de reprografia na UFSM encerrou a programação alusiva à 6ª Semana Nacional de Arquivos 

Promoção foi do Departamento de Arquivo Geral e do curso de Arquivologia da UFSM



Atividades foram realizadas no prédio da Reitoria

Realizado na sexta-feira (10), o seminário “Reprografia na UFSM: da microfilmagem à digitalização”, promovido pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG) e pelo curso de Arquivologia da UFSM, marcou o encerramento da programação alusiva à 6ª Semana Nacional de Arquivos. 

O evento teve como objetivo apresentar a história do serviço de microfilmagem na Universidade, referência nacional nas décadas de 80 e 90, incluindo ainda a transformação digital da Instituição como processo reprográfico de modernização do serviço público. Foram promovidos debates sobre os processos reprográficos e apresentadas as transformações digitais que a UFSM está estabelecendo visando à modernização do serviço público.

Com mediação da arquivista do DAG Cristina Strohschoen dos Santos, os palestrantes convidados foram o ex-professor de reprografia do curso de Arquivologia e ex-coordenador do serviço de microfilmagem da UFSM, Carlos Blaya Perez; a ex-coordenadora do serviço de microfilmagem da UFSM, Ana Regina Berwanger; a supervisora da preservação digital da Coordenação de Preservação do Acervo do Arquivo Nacional, Érika Maria Nunes Sampaio; e a diretora do DAG da UFSM, Débora Flores. Na mesa de honra do evento estiveram, além de Débora Flores, o pró-reitor de Administração, Carlos José Segalla; o vice-coordenador do curso de Arquivologia, Francisco Alcides Cougo Junior; e o vice-diretor do CCSH, Martinho Rodrigues Remedi. 

A temática da microfilmagem foi escolhida devido ao histórico da UFSM com essa tecnologia, proporcionando um espaço de debates sobre como se desencadeia essa tecnologia atualmente, com a digitalização. De acordo com a arquivista Débora Flores, “um convite a reviver o passado, mas olhando sempre para o futuro”

Na ocasião, foram homenageados os técnicos em microfilmagem da UFSM: Olivar Braunstein (1963 a 2017), Renan Lovatto Penna (1979 a 2014), Antonio Luiz Chiapinoto (1979 a 2007), Renato Pereira dos Santos (1979 a 1999), Marcia Meneghello Bernardes (1984 a 2014), Flavia Simone Botega Jappe (2014 a 2019) e Christian de Aguiar Macedo, admitido em 2014.

O seminário, que contou com intervenções artísticas do naipe de trompas da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e do músico Ismael Neves, monitor voluntário da Oficina de Canto e Técnica Vocal – Laboratório de Educação Musical do Centro de Educação da UFSM, foi transmitido ao vivo e segue disponível no YouTube.

Texto e foto: Ana Luiza Dutra, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista


Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58842

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes