Retomada do Viva o Campus atraiu cerca de 10 mil pessoas ao Campus da UFSM

Entre as atrações, evento teve rotas culturais, sessões do Planetário e apresentações de dança

Neste domingo (12), ocorreu a primeira edição do Viva o Campus de 2022, marcando o retorno do tradicional evento, depois de dois anos de suspensão devido à pandemia. O tema desta edição foi a comemoração dos cinco anos do Centro de Convenções da UFSM. A Universidade recebeu a comunidade com uma programação das 15h às 18h, com atividades para toda a família.

Para conhecer melhor as artes da Universidade, foram feitas tours guiadas pelo campus: a Rota das Esculturas e a Rota dos Murais. O Planetário fez três sessões dos filmes “O mundo virtual de Arthur” e “Dois Pedacinhos de Vidro”. No largo do Planetário, foram realizadas apresentações de dança de turmas dos grupos Ritmo de Camobi, Companhia Diácono Danças Urbanas e Cia de Danças UFSM, além de contar com animação do DJ PC. Todas as atrações foram voluntárias, sem nenhum custo para a UFSM.

O grupo Ritmo de Camobi utilizou a oportunidade para mostrar os jovens talentos e falar sobre a arrecadação de dinheiro para participação em festivais de dança. A Cia. Diácono falou sobre a história do projeto e do objetivo de levar arte a regiões periféricas da cidade e incluir esses jovens em situação de vulnerabilidade social. A Companhia também arrecada doações para participar de competições e manter o projeto. A Polifeira também esteve presente e o público pôde apreciar comidas feitas na hora, como pastéis, crepes, entre tantos outros lanches e bebidas.

Eduardo Bolzan e Gizele Azevedo aproveitaram o dia ensolarado em família para curtir o evento: “Escolhemos vir aqui hoje por ser um espaço público amplo e com uma grande área verde”. O casal, que já frequentou o Viva o Campus em outros anos, contou estar gostando da edição pós-pandemia. Para Ana Paula Perlin e Jordana Kneipp, o evento reúne diversas pessoas na UFSM e é um ótimo passeio para se fazer: “Com o retorno do presencial o pessoal realmente aderiu e está gostando muito desse espaço de convivência que o campus proporciona”. As duas, que são servidoras da Universidade, acrescentaram que o dia ensolarado contribuiu para o sucesso do evento.

O Acervo Artístico, localizado na Biblioteca Central, sediou a Mostra Reavivando um Patrimônio e a Mostra de Videogames Retrô da Estante Gamer. A parceria com a Estante Gamer foi uma iniciativa da equipe do Acervo Artístico, que ofereceu o espaço para expor os videogames antigos, com modelos dos anos 70 até anos 2000, que são restaurados, catalogados e até vendidos pela Estante Gamer. Para tornar a mostra mais interativa, foram disponibilizados diversos jogos de videogame para o público. As televisões utilizadas na atividade foram cedidas pela própria UFSM, e algumas foram inclusive doadas à Estante Gamer, por estarem sem utilidade. O responsável pela exposição, Mateus Medeiros, estudante de História – Licenciatura na UFSM desde 2020, nunca havia participado de um Viva o Campus, e não imaginava que a movimentação e interesse do público seriam tão intensos. “É muito gratificante ver o pessoal com o olho brilhando, curtindo e jogando”, afirmou.

O Laboratório de Arqueologia, Sociedade e Cultura das Américas (Lasca) promoveu visitas mediadas à exposição “A trajetória da Arqueologia no Rio Grande do Sul”, aberta desde 2019 no LASCA e, agora no Acervo Artístico, com artefatos, maquetes e painéis explicativos sobre a arqueologia no estado.

O reitor, Luciano Schuch, e a vice-reitora, Martha Adaime, prestigiaram o evento. Schuch afirmou que o Viva o Campus é uma mostra do quanto a UFSM é importante para Santa Maria, sendo o grande parque com área verde da cidade. Para ele, é muito importante essa oportunidade de interação da comunidade com a Universidade. “As pessoas conhecerem a Universidade, não só os estudantes, mas as família virem para cá e aproveitarem esse patrimônio, que existe aqui em Santa Maria e é muito bom, é muito importante”, disse.

A expectativa inicial era de que a média de público se manteria como antes da pandemia – cerca de 5 mil pessoas. Contudo, a estimativa é de que cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Campus Sede no domingo.

Confirma alguns registros do evento:

Texto: Ana Laura Iwai e Maria Carolina Dias, acadêmicas de Jornalismo
Fotos: Ana Alícia Flores, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista