Equipe Fieldcrops publica nova edição do livro “A Melhor Cultivar de Soja para Sua Lavoura”

A equipe publica anualmente os resultados do projeto que tem o mesmo título do livro, em e-books que podem ser acessados gratuitamente

Grupo multidisciplinar e multi-institucional que busca a intensificação sustentável de sistemas de produção, a Equipe Fieldcrops lançou nesta terça-feira (28) o livro A Melhor Cultivar de Soja para Sua Lavoura (Safra 2020/2021). Na obra, constam os resultados do projeto que tem o mesmo título do livro. A equipe publica anualmente os resultados em e-books que podem ser acessados gratuitamente por produtores e consultores para servir de auxílio para a escolha das cultivares de soja que se adaptam melhor em cada região. Uma sinopse do livro publicado hoje está disponível abaixo:

O livro aponta diferenças de mais de 100% na produtividade entre a melhor e a pior cultivar para um determinado ambiente. Desta forma, a escolha da cultivar passa a ser um fator primordial para o lucro do produtor e a sustentabilidade da lavoura de soja. É imprescindível que técnicos e produtores compreendam os fatores que definem o potencial de produtividade de uma lavoura de soja. Estes fatores são: monóxido de carbono (CO), radiação solar, temperatura, água e cultivar. O potencial de produtividade em uma lavoura ocorre quando a taxa de crescimento da cultura é determinada pela radiação solar interceptada pelo dossel, temperatura, CO atmosférico e cultivar.

A cultivar é o fator que define o potencial de produtividade em que o produtor tem maior domínio para modificar em sua lavoura. A adaptabilidade de uma cultivar é definida como a capacidade de um genótipo responder vantajosamente ao seu ambiente. As cultivares de soja diferem quanto à adaptabilidade e estabilidade. Dizer que uma cultivar possui alta adaptabilidade diz respeito à responsividade dela conforme as melhorias no ambiente e manejo. Cultivares com alta adaptabilidade se aproximam do potencial produtivo em ambiente favorável, porém, quando cultivadas em locais desfavoráveis, a redução de produtividade pode ser alta. Já o conceito de estabilidade está relacionado com a previsibilidade de seu comportamento. Cultivares com alta estabilidade apresentam uma menor variação da produtividade quando cultivada em ambientes desfavoráveis.