Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM coordena projeto que visa estimular o desenvolvimento das áreas florestais no estado

O plano, construído pelo professor Rafaelo Balbinot, foi aprovado pela Câmara Setorial de Florestas Plantadas



Com o propósito de evidenciar a importância da preservação da fauna e da flora presente ao redor do planeta, será celebrado, neste domingo (17), o Dia Mundial de Proteção às Florestas. Alinhada com a importância desta temática, a Câmara Setorial de Florestas Plantadas aprovou, no dia 23 de junho, a minuta do Plano Estadual de Desenvolvimento e Qualificação do Setor de Florestas Plantadas (Qualisilvi-RS). A UFSM, que é a primeira instituição de ensino superior do estado a ofertar o curso de Engenharia Florestal, faz parte da iniciativa, contribuindo de forma ativa na estruturação do projeto, que é coordenado pelo professor de Engenharia Ambiental, Rafaelo Balbinot, da UFSM campus Frederico Westphalen.

O projeto coordenado pelo docente da Instituição traça um panorama sobre o setor de base florestal no Rio Grande do Sul, suas potencialidades e os gargalos a serem superados. Com a finalidade de criar e melhorar serviços para que o setor possa se qualificar e desenvolver de maneira a atender a sociedade do ponto de vista de produtos e de qualidade ambiental, o Plano propõe um conjunto de diretrizes fundamentais para a formulação de políticas para o ramo de cultivo de árvores. A proposta é gerar um sistema de extensão florestal e qualificar ambientalmente proprietários de terras que desenvolvem atividades a partir das florestas.

Apresentação do Qualisilvi-RS

Além da UFSM, com a participação dos professores Balbinot e Jorge Farias, também da Engenharia Ambiental, o Plano foi construído por um grupo de trabalho, em diálogo com diversos setores. A minuta foi apresentada para representantes da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (AGEFLOR), Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra), Emater/RS, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) e Federação das Indústrias (Fiergs), sendo aprovada por unanimidade.

Entre os objetivos da iniciativa estão o fortalecimento das organizações envolvidas no projeto; a criação do Sistema Estadual de Informações Florestais; a qualificação de silvicultores (especialistas em regeneramento florestal); o fomento do setor a fim de angariar mais investimentos; e a garantia da segurança jurídica para a realização da atividade. Além disso, o foco também é impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação na área, estimulando a demanda por produtos originados nas florestas e expandindo o território plantado.

De acordo com o coordenador do Qualisilvi-RS, a construção do Plano partiu da identificação da necessidade do projeto junto aos órgãos participativos do estado. Rafaelo Balbinot explica também que, além da importância direta da iniciativa para o meio ambiente, esse ramo de estudo contribui para a economia, ainda que primordialmente não tenha esse objetivo como seu foco principal. A soma desses elementos faz com que a iniciativa se torne ainda mais significativa para o estado ao atender diversas necessidades da sociedade. A partir daí, a UFSM passou a procurar entender de que maneira conseguiria contribuir e gerar impactos positivos para a sociedade, atuando na coordenação do Plano. Segundo Balbinot, “essa é a importância para a UFSM: conseguir influenciar a sociedade de maneira positiva e ser uma formadora de opinião”.

A proposta é que o Plano Estadual de Desenvolvimento e Qualificação do Setor de Florestas Plantadas seja uma política permanente e que deva continuar sendo atendida pelo estado a longo prazo.

 

Texto: Pedro Pereira, estudante de jornalismo e bolsista na Agência de Notícias
Foto: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59118

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes