Campeonato de sustentabilidade de arroz da Equipe FieldCrops divulga resultados neste sábado (23)

Produtores agrícolas do Brasil, da Argentina e do Uruguai participaram do Rice Money Maker - Safra 2021/2022

imagem quadrada com foto aérea de colheitadeiras em uma fazenda, com sobreposição de bandeiras do brasil, argentina e uruguai e as infos do eventoVisando aperfeiçoar a produção agrícola da América Latina e salientar seu relevante papel no cultivo do arroz, a Equipe FieldCrops da UFSM promoveu o campeonato de sustentabilidade Rice Money Maker – Safra 2021/2022, em parceria com a Universidad Nacional de Entre Ríos, da Argentina. Neste sábado (23), em Cachoeira do Sul, a partir das 8h30, ocorre a entrega dos resultados (ver programação abaixo).

De acordo com o professor do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais (CCR) Alencar Junior Zanon, “o projeto Rice Money Maker tem como foco determinar indicadores do ponto de vista econômico, social e ambiental para a produção sustentável de arroz na América Latina”. Com o objetivo de intensificar a cultura da semente de forma eficiente, diferentes critérios foram analisados para cada aspecto: no econômico, a lucratividade e produtividade em função do potencial produtivo; no âmbito social, nível de educação, representatividade e sucessão familiar; e ambientalmente, foi averiguada a emissão de CO2 e a eficiência nos usos de nitrogênio e de energia.

O campeonato contou com a participação de produtores do Brasil, da Argentina e do Uruguai, permitindo, assim, que técnicos e agricultores tivessem a oportunidade de dividir os conhecimentos e compartilhar as experiências que adquiriram em seus países. Segundo Zanon, 14 lavouras de produtores desses países foram analisadas na última safra – produção agrícola durante o período de um ano.

As informações e conclusões geradas no campeonato estão no e-book “O segredo da sustentabilidade na lavoura de arroz irrigado na América Latina”, que foi disponibilizado gratuitamente.

Programação do Rice Money Maker:

8h30 – Abertura: boas-vindas aos produtores do campeonato Rice Money Maker – Safra de 2021/2022;

8h45 – O segredo da sustentabilidade das lavouras de arroz na Argentina, Brasil e Uruguai;

9h15 – Lavoura sustentável e lucrativa na Argentina;

9h45 – Lavoura sustentável e lucrativa no Brasil;

10h15 – Lavoura sustentável e lucrativa no Uruguai;

10h45 – Apresentação dos resultados das lavouras analisadas;

11h15 – Visita à lavoura que colheu mais de 14 toneladas por hectare;

12h – Almoço de confraternização.

Coordenada pelos professores Nereu Augusto Streck e Alencar Junior Zanon, a FieldCrops é uma equipe multidisciplinar e multiinstitucional que desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino e extensão dentro da lavoura do produtor, atendendo demandas locais, porém focando e impactando na sustentabilidade global. Da mesma forma, a organização busca a intensificação sustentável de sistemas de produção com soja, arroz, milho, trigo, mandioca e plantas de cobertura.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista