Começam em 10 de agosto o 17º Simpósio de Arte Contemporânea e a mostra Facto 9

Reunindo artistas e pesquisadores nacionais e internacionais, ambos os eventos têm como tema “Incertezas”

De 10 a 12 de agosto, o Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (Labart) da UFSM realiza o 17º Simpósio de Arte Contemporânea, cuja programação será desenvolvida on-line, com transmissão via Farol. Junto com o simpósio começa também a mostra paralela Facto 9, que será presencial e poderá ser visitada até 31 de agosto no Museu Arte Ciência Tecnologia, localizado no mezanino do Planetário.

Nesta edição, o Simpósio de Arte Contemporânea tem como tema “Incertezas”. A concepção é pensada a partir de prospecção de futuro, de acordo com conceitos de Edgard Morin e Zygmunt Bauman, entre outros teóricos. O simpósio reúne pesquisadores, artistas e cientistas nacionais e internacionais para tratar do tema sob uma abordagem da arte, da sua poética tecnológica, história, curadoria e mercado; da ciência, de suas inter-relações transdisciplinares; e também da filosofia e da psicanálise.

Entre os palestrantes, estarão artistas e pesquisadores da UFSM e de instituições como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Também haverá palestrantes internacionais, representando a Universidad Nacional de Tres de Febrero (Untref), da Argentina, e a Universidad de La República (Udelar), do Uruguai, assim como a Rhode Island School of Design e a Decentraland Foundation, dos Estados Unidos. A programação está disponível aqui.

Mostra – Em 2022, o nome do festival paralelo ao simpósio é atualizado para Facto. Passa da antiga sigla Factors para o conceito de Facto, entendido como acontecimento, “como algo que enquadra – como uma guinada em nossa relação com a realidade – para acontecimento como uma mudança radical dessa realidade em si”, pensado a partir de Slavoj Zizek.

O Facto 9 tem como argumento curatorial transdisciplinar “Incertezas”, mesmo tema do simpósio. O festival reúne obras de artistas nacionais e internacionais, para pensar a arte, a ciência e a tecnologia, em suas implicações culturais, ambientais, políticas e éticas.

Os interessados em participar do seminário devem preencher o formulário de inscrição. Outras informações estão disponíveis nas páginas do Labart nas redes sociais (Instagram e Facebook).