Ufrgs e FNDE promovem formação sobre programas de manutenção escolar em Santa Maria

Curso gratuito está com inscrições abertas. Atividades serão realizadas no Auditório Wilson Aita, nos dias 1º e 2 de setembro

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está com inscrições abertas para formações presenciais voltadas a gestores do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e Caminho da Escola. As primeiras atividades serão realizadas nos dias 1º e 2 de setembro em Santa Maria, no Auditório Wilson Aita, localizado no anexo C do Centro de Tecnologia da UFSM. Ao longo de setembro, serão realizadas outras formações no Rio Grande do Sul, nas seguintes cidades e datas:

Formações no RS:

Porto Alegre – 5 e 6 de setembro; 8 e 9 de setembro

Uruguaiana – 15 e 16 de setembro

Passo Fundo – 22 e 23 de setembro

Porto Alegre – 26 e 27 de setembro; 29 e 30 de setembro

Também serão realizadas formações em Santa Catarina e no Paraná. Esses encontros são uma iniciativa do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe-Sul), projeto desenvolvido pela Faculdade de Educação da Ufrgs com o apoio do FNDE e que tem o objetivo de aprimorar as políticas públicas de manutenção escolar. As formações são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no Portal de Extensão da Ufrgs, instituição que vai emitir certificados aos participantes.

As atividades presenciais são divididas em duas etapas: no primeiro dia, pela manhã, haverá um encontro com secretários municipais, coordenadores regionais das secretarias estaduais de Educação e membros dos Conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); à tarde, ocorre uma formação para gestores dos programas de Transporte Escolar, Pnate e Caminho da Escola. No segundo dia, que será sobre o PDDE Básico e Ações Integradas, participam gestores de escolas públicas e das secretarias de Educação, além de professores da educação básica e membros dos conselhos escolares.

No caso do encontro de Santa Maria, as inscrições podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (29). O Cecampe-Sul informa que a diretora do Centro de Educação, Marilene Dalla Corte, foi convidada para fazer a saudação inicial aos participantes.

Os encontros visam a qualificar a obtenção e gestão democrática de recursos orçamentários descentralizados para a manutenção escolar, com participação de professores da Ufrgs e de técnicos do FNDE. A metodologia das formações partirá da experiência prática dos responsáveis pela política. O público estimado para a totalidade deste ciclo de formação é de 4,4 mil pessoas.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Cecampe-Sul