Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Obra de arte mural é executada no Restaurante Universitário I

Após recente reforma, o RU I passa a contar também com um mural localizado junto à sua porta de saída



Foto horizontal colorida. Parede com mural em cores variadas. Do lado direito há três figuras: dois meninos e uma meninas. Um dos meninos está com boné e um celular na mão, o outro está com óculos e uma mochila, a menina usa brinco de argolas. Do lado esquerdo há uma menina com uma bandeja na mão e fone de ouvido, ao lado tem uma menina que usa óculos e está com os cabelos loiros amarrados. No fundo da imagem há um conjunto de cores: azul, verde, amarelo e lilás. Quem frequenta o Restaurante Universitário Campus I (RU I) deve ter percebido que o espaço está mais colorido. Uma obra de arte mural está sendo executada no local e deve ser finalizada até a próxima sexta-feira (16).

O processo para criação do mural começou em abril deste ano, através da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenadoria de Cultura e Arte (CCA), que abriu inscrições, através de edital, para o desenvolvimento de um mural no RU I. Puderam participar da seleção discentes dos cursos de  Artes Visuais e Desenho Industrial. A obra selecionada para ser executada no local teve início no dia primeiro de setembro e seguiu até o dia 11 do mesmo mês, os ajustes finais serão realizados na sexta-feira (16). 

O mural selecionado no edital foi “Compartilhando bons momentos” do artista Lucas Zanella, acadêmico de Desenho Industrial, com orientação do professor Máucio Bonotto Rodrigues, também do curso. A ideia foi representar uma cena de conversa na fila do restaurante – o cotidiano dos estudantes. “Criei personagens com personalidades e aparência distintas, visando representar a diversidade da nossa Universidade, além de deixar impresso o sentimento de que mesmo com nossas diferenças temos todas as condições de nos entendermos pelo diálogo e que o Restaurante Universitário proporciona esse local para nós, um espaço de socialização.” Lucas comenta. 

O artista conta que ao se localizar na saída do prédio, “a obra possui o sentido de relembrar os bons momentos vividos no local, valorizando a troca de aprendizados, retratando também as mudanças que a tecnologia proporciona na vida dos estudantes e como essa relação com o restaurante tende a se atualizar constantemente, expondo a complexidade no sentimento de ‘conexão’ entre os envolvidos para manter a relevância e necessidade deste espaço.”. Sobre o processo de pintura do mural, Lucas contou com a contribuição da artista Nicole Ruppenthal Siluk, ele relatou dar atenção a todos os estágios de produção da arte na parede. 

O mural cumpre o propósito de estimular a criatividade do artista-estudante e reforçar a importância da cultura como elemento de transformação social, é o que afirma a Coordenadora de Cultura e Arte da UFSM e pró-reitora adjunta de Extensão, Vera Vianna. “Humanizar os espaços públicos através da arte e instigar a apreciação do novo são elementos importantes para o fortalecimento de uma identidade social e coletiva”, afirma a Coordenadora. Vera ainda destaca, “a arte pública é extremamente democrática, pode ser livremente apreciada e está disponível a todos.” 

A comissão avaliadora do edital contou com três integrantes, dois docentes do Departamento de Artes Visuais, Altamir Moreira e Karine Gomes Perez Vieira, e a representante do RU, Carla Cristina Bauermann Brasil. Os avaliadores utilizaram três critérios para a classificação: apresentação, coerência e originalidade. O espaço destinado ao mural fica face ao leste, junto à porta de saída do RU I.

Para ver mais 

Os artistas Lucas Zanella e Nicole Ruppenthal Siluk possuem uma parceria chamada @goticorosa e pretendem compartilhar o processo da confecção do mural em suas redes sociais através de fotos e um timelapse da pintura, nas próximas semanas. 

No vídeo abaixo já é possível acompanhar parte do processo.

Texto e foto: Gabriela Leandro, acadêmica de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59700

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes