Seminário da Associação Nacional dos Professores de História segue até sexta-feira na UFSM

Entre os temas discutidos, estão o bicentenário da independência do Brasil e os 100 anos do nascimento de Brizola

Começou nesta quarta-feira (28) o 4º Seminário do GT História Política da Associação Nacional dos Professores de História – Seção Rio Grande do Sul (Anpuh-RS). A solenidade de abertura ocorreu no início da tarde. Logo após, começaram as palestras inseridas na mesa 1 do evento, cujo tema é o bicentenário da independência do Brasil. Os palestrantes são os professores Adriano Comissoli e André Fertig, ambos da UFSM, além dos professores César Augusto Guazzelli, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Jonas Vargas, da Universidade Federal de Pelotas.

Ainda hoje, às 18h30min, está prevista a realização da mesa “Disputas políticas: federalismo e federalista”. Nos dias seguintes, serão abordados temas como os 100 anos do nascimento de Leonel Brizola, o centenário da Semana de Arte Moderna e trajetórias políticas, além de temas e metodologias na pesquisa sobre imprensa e política. Na quinta (29) e sexta-feira (30), haverá também sessões de comunicações. A programação completa, com os dias, horários e locais das atividades, está disponível aqui.