Farmácia Escola da UFSM: espaço de produção e aprendizagem acadêmica

Órgão auxilia cursos e setores com produtos e estágios, e poderá voltar a vender para a comunidade

foto vertical colorida, em primeiro plano uma mulher, com jaleco, toca e máscara brancas, manipula produtos sobre uma balança em uma bancada
Laboratório manipula medicamentos e cosméticos para atividades acadêmicas

Surgida em 1985, a Farmácia Escola (FE) é um órgão suplementar do Centro de Ciências de Saúde (CCS) da UFSM que dispõe de um laboratório de manipulação de medicamentos e cosméticos que atendam às necessidades de unidades e programas de pós-graduação da Universidade. O setor está localizado no anexo B do Prédio 26, em frente ao xerox do CCS, e pode ser contatado pelo e-mail farmaciaescola@ufsm.br ou encontrado nas redes sociais.

Até 2015, a Farmácia Escola vendia produtos industrializados a pessoas físicas por intermédio da dispensação. Porém, por questões burocráticas, o setor ficou impossibilitado de comercializar. A partir de 2018, a manipulação de produtos para pessoas também foi proibida.

Dessa forma, o órgão segue ativo por meio da distribuição de produtos a diversos departamentos da UFSM, como os cursos de Fisioterapia, Odontologia, o Colégio Politécnico e o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). As encomendas são feitas dos próprios centros para a Farmácia Escola, por meio da transferência de recursos financeiros.

De acordo com a coordenadora, Marila Crivellaro Lay Marchiori, e a responsável técnica, Ana Paula de Oliveira Ferreira, a existência do órgão é importante para o desenvolvimento dos acadêmicos do curso de Farmácia, uma vez que o setor também tem como objetivo a melhoria da qualidade de ensino por meio da oferta de estágios curriculares obrigatórios e voluntários.

Além disso, a coordenação da FE está em conversas com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) para voltarem a vender produtos à comunidade em geral. A expectativa é de que, caso as negociações entre a Faurgs e a UFSM evoluam, a comercialização retorne no primeiro semestre de 2023.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Foto: Reprodução/Facebook