Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM Futsal termina em 1º lugar a fase inicial da Série Ouro

A primeira partida das quartas de final será neste sábado (8), fora de casa, contra o Lyon Gaúcho, de Taquara



Depois de terminar a fase inicial da Série Ouro do Campeonato Gaúcho na primeira colocação da tabela, a UFSM Futsal se classificou para a fase de mata-mata da competição. Para estrear no novo desafio, enfrenta o Lyon Gaúcho, de Taquara, no próximo sábado (8), às 20h.

Desde 2019, dois torneios distintos de futsal são realizados no Rio Grande do Sul. O mais antigo, com a chancela da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), é o Campeonato Gaúcho de Futsal – Série Ouro, que a UFSM Futsal disputa. Já a Liga Gaúcha, competição alternativa de futsal no estado desenvolvida pelos próprios times, conta com equipes da elite, como a ACBF, de Carlos Barbosa, e o Atlântico, de Erechim.

UFSM Futsal tem conquistado os seus objetivos neste ano, superando inclusive as expectativas da comissão técnica

Esta não foi a primeira vez em que a UFSM carimbou uma vaga na fase final do torneio. Na temporada passada, terminou a Série Ouro no oitavo lugar e deu adeus à competição ao perder, nas quartas de final, para o Bento Gonçalves Futsal – que seria o campeão daquela edição. O técnico da UFSM Futsal, Gabriel Pranke, explica quais foram os pontos principais para o bom desempenho neste ano.

“O que mais mudou da equipe de 2021 para a de 2022 foi a construção de uma identidade única e de uma equipe que, realmente, está se dedicando, em conjunto, para atingir os objetivos da temporada. A gente trabalhou bastante para que isso fosse possível, aprendendo com os erros que a gente cometeu no ano passado e buscando um grupo que, realmente, além de ter bastante qualidade, soube se unir”, revelou o treinador.

Além disso, Pranke conta que o comprometimento do grupo com as metas para a temporada e a noção de que precisam trabalhar para evoluir contribuem para a boa fase. “Nós estamos contando com praticamente 100% de presenças em todos os treinos, o que dá uma tranquilidade de trabalhar, evoluir e conseguir, treino após treino, melhorar nosso nível de jogo. Isso está repercutindo dentro de quadra, e é isso que está resultando nos nossos objetivos alcançados até acima do esperado, como a primeira colocação da primeira fase”, contou o líder da comissão técnica.

Para chegar com força total no jogo contra o Lyon, de Taquara, a UFSM Futsal viajou até Faxinal do Soturno para enfrentar o Chelsea, no dia 23 de maio, e saiu vitorioso por 6 a 3. O técnico do time ainda confirma que, embora tenham jogado apenas uma partida amistosa, a preparação para a etapa final começou a partir do momento em que garantiram a classificação para o mata-mata na primeira posição.

Até a conquista do título, a UFSM precisará disputar seis partidas, visto que todas as etapas da fase final são decididas em dois jogos. De acordo com o treinador, uma vez que garantiram a primeira colocação, eles têm a expectativa de ser campeões. “Dá para sonhar, sim”, completou.

Todavia, o líder da comissão técnica confessa saber que o elenco não está em um patamar tão acima das demais equipes. Ou seja, o mata-mata será equilibrado. “A gente está bem ciente da dificuldade que vai ser. Vamos buscar nos preparar o máximo possível para as adversidades serem vencidas e atingirmos um nível de jogo que nos permita desempenhar bem nas próximas partidas”, finalizou Pranke.

A UFSM Futsal entra em quadra neste sábado (8), no Complexo Esportivo Laurindo Perbone, em Taquara, para enfrentar o Lyon Gaúcho, a partir das 20h. Vencendo ou não, disputa a segunda partida das quartas de final no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria, no dia 15, também às 20h.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Foto: UFSM Futsal

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59969

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes