Núcleo de Pesquisa da UFSM PM apresenta plataforma para análise da demanda de trigo em Dia de Campo

Grupo desenvolveu um painel estatístico para subsidiar as análises e projeções globais de oferta e demanda por trigo

Docentes e pesquisadores no dia de Campo da Escola Estadual Técnica Celeste Gobatto

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Curso de Graduação em Ciências Econômicas, por meio do Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA), participou do Dia de Campo de Cereais de Inverno, realizado pela Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, Embrapa Trigo, Emater, Biotrigo, OR Sementes e UFSM Palmeira das Missões.

No encontro, o grupo apresentou uma  visão geral sobre o histórico e as projeções globais de oferta e demanda por trigo. Entre os resultados de pesquisas compartilhados no evento, estão a análise das dinâmicas de mercado de longo prazo e o perfil demográfico internacional, bem como as projeções de renda e a identificação dos principais produtores, exportadores, consumidores e importadores globais de trigo.

Para que o público possa avançar na análise dos dados e ter acesso ao conteúdo, o NPEA e o Grupo de Pesquisa Gestão na Integração Produção Vegetal com Produção de Ruminantes (InovaZoot) desenvolveram um painel estatístico dinâmico, online e interativo, que pode ser acessado no Portal Desenvolvimento com Ciência. O objetivo da plataforma é subsidiar as análises e projeções globais de oferta e demanda por trigo. O recurso permite identificar o perfil demográfico internacional, as projeções de renda e os principais produtores, exportadores, consumidores e importadores de trigo, bem como o perfil de consumo deste cereal ao longo do globo.

De acordo com o professor Nilson Luiz Costa, Chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFSM campus Palmeira das Missões, “estas oportunidades de interação da universidade com outras instituições e com a sociedade regional e estadual são importantes, pois ressignificam o papel e a importância da UFSM no processo promoção do desenvolvimento regional”.

Também participaram do evento, o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios-Mestrado Acadêmico, o Curso de Zootecnia e o InovaZoot.

Com informações e foto do Departamento de Ciências Econômicas de Palmeira das Missões