Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégios da UFSM estão com inscrições abertas 

Conheça as modalidades e cursos oferecidos pelo Politécnico e CTISM



A Universidade Federal de Santa Maria, anualmente, abre inscrições para o processo seletivo dos colégios Politécnico e Técnico Industrial (CTISM). Você sabe a diferença entre eles e quais modalidades cada um oferta? Confira:

Colégio Politécnico: 

O Colégio Politécnico (Poli) tem como objetivo promover e ministrar a educação básica, a formação inicial e continuada, a educação profissional técnica de nível médio e a Educação Profissional Tecnológica. Durante o Ensino Médio faz parte, além das disciplinas da base nacional comum curricular, o curso itinerário formativo integrado trabalhado em quatro grandes áreas: matemáticas e suas tecnologias; linguagens e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas, além de um conjunto de projetos colaborativos por série e disciplinas complementares de conversações contemporâneas, pensamento computacional e projeto de vida. Esse conjunto de saberes totaliza 4.200 horas/aula, ao final do terceiro ano. O ensino médio do Poli visa a formação humana e integral dos estudantes, expressa no slogan “Aprendendo a ser”.

O Politécnico oferece, também, Educação Profissional Tecnológica através dos seguintes cursos presenciais: administração, agropecuária, agricultura, agricultura de precisão, alimentos, comércio, contabilidade, cuidados de idosos, enfermagem, farmácia, geoprocessamento, informática, meio ambiente, paisagismo, secretariado e zootecnia; e cursos de Educação a Distância: cooperativismo e fruticultura. 

O Colégio possui ensino superior de tecnologia por meio dos cursos: geoprocessamento, sistemas para internet, gestão ambiental e gestão de cooperativas; Também possui o PROEJA/FIC, em parceria com o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, com 2 cursos presenciais: agente de desenvolvimento cooperativista e assistente administrativo. Por fim, o Politécnico conta com  programas de pós-graduação com 2 cursos presenciais: especialização em geomática e mestrado em agricultura de precisão. 

O Politécnico de educação profissional tecnológica conta com o slogan “Aprendendo a transformar tempos, espaços e saberes”, que enfatiza a aprendizagem, com uma visão de totalidade, de conexões e de interdisciplinaridade.


Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM):

O CTISM é uma escola técnica vinculada à Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (CEBTT) da UFSM e faz parte, no âmbito do Sistema Federal de Ensino, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, subordinada ao Ministério da Educação. O colégio tem por finalidade a oferta de educação profissional e tecnológica nos diferentes níveis e nas distintas modalidades de ensino.

Os cursos ofertados são de formação inicial e de formação continuada, de educação profissional técnica de nível médio e de educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação. São cursos que objetivam capacitar o estudante para a atuação profissional. Com duração de dois a três anos, o acesso imediato ao mundo do trabalho e o conhecimento de diversas tecnologias vinculadas ao setor produtivo são os principais propósitos daqueles que buscam os cursos técnicos. O CTISM possui a oferta de 3 cursos técnicos integrados ao ensino médio de tempo integral (diurno). São cursos técnicos para quem concluiu o ensino fundamental e deseja realizar sua formação profissional de forma simultânea e integrada ao ensino médio. Os cursos são gratuitos e têm duração de 3 anos: técnico em informática para internet; técnico em eletrotécnica; e técnico em mecânica.

O CTISM também possui a oferta de um curso técnico integrado ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA ou EJA-EPT). É destinado aqueles que concluíram, que possuem 18 anos ou mais, e desejam realizar o curso técnico de forma simultânea ao ensino médio. O curso é gratuito, noturno e tem duração de 3 anos. Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT).

Para quem já concluiu o ensino médio e deseja realizar a formação profissional, o CTISM oferta 7 cursos técnicos subsequentes ao ensino médio (ou pós-médio). São cursos técnicos noturnos, gratuitos, presenciais e com duração de 2 anos: técnico em automação industrial; técnico em eletrotécnica; técnico em mecânica; técnico em soldagem; técnico em eletromecânica; técnico em eletrônica; técnico em segurança do trabalho.

Além dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o CTISM oferece cursos de graduação de curta duração e que possuem pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado; bem como prestar concursos públicos de nível superior. Os cursos de graduação ofertados pelo CTISM são gratuitos, presenciais e têm duração de 3 anos, sendo eles: curso superior de tecnologia em eletrônica industrial; curso superior de tecnologia em fabricação mecânica; curso superior de tecnologia em redes de computadores. 

O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) visa dar continuidade à formação científica de profissionais graduados em nível superior provenientes de diversas áreas do conhecimento, capacitando-os para a docência, a gestão e para a pesquisa na área de atuação da Educação Profissional e Tecnológica – Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica.

 

Ficou interessado? 

As inscrições do Processo Seletivo 2023 para o Colégio Politécnico e CTISM estão abertas!

  • O edital oferece vagas para o Ensino Médio e Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes;
  • As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de novembro para o Ensino Médio (Politécnico); Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (CTISM); e Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio – Pós-Médio (CTISM e Politécnico);
  • Para o ensino médio e cursos técnicos integrados ao ensino médio, são ofertadas 35 vagas no Colégio Politécnico e 75 no CTISM, totalizando 110 vagas nos Colégios da UFSM. Para os Cursos Técnicos Subsequentes, são ofertadas 745 vagas no Politécnico e 224 no CTISM, totalizando 969 vagas em ambos. 
  • As provas serão aplicadas no dia 8 de janeiro de 2023, sendo a do Ensino Médio no período da manhã e a do Técnico Pós-médio à tarde. 
  • Até o dia 5 de outubro estará aberta a possibilidade de requisitar isenção da taxa de inscrição, por meio da página do Processo Seletivo. Para aqueles que não cumprirem os pré-requisitos, o valor é de R$ 50,00.
  • Também estão disponíveis no site, os cursos oferecidos e respectivas vagas e as provas de processos seletivos de anos anteriores, para servir de parâmetro para os estudos

Informações completas sobre cada processo seletivo podem ser encontradas nos editais. Dúvidas sobre o processo de inscrição no Processo Seletivo dos Colégios da UFSM podem ser encaminhadas para e-mail falecom@nisa.ufsm.br. Já informações referentes aos programas, turnos e aulas dos cursos do Colégio Politécnico devem ser enviada para secretariaescolar@politecnico.ufsm.br ou pelos telefones (55) 3220-8273 e (55) 3220-8059.


Texto: Gabriela Leandro, acadêmica de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Heriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60270

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes