Filosofia da UFSM promove simpósio internacional nos dias 22 e 23 de novembro

Com convidados do Brasil e Estados Unidos, evento vai discutir o caráter intelectual

O Departamento de Filosofia do Centro de Ciência Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM promove o simpósio “Recent work on intellectual character” nos dias 22 e 23 de novembro, na sala 2323 do prédio 74A. O evento busca apresentar as pesquisas nacionais e internacionais que têm sido desenvolvidas a respeito do caráter intelectual.

Durante muito tempo em filosofia, o caráter foi um assunto de estudo restrito a filósofos que trabalham com ética, sendo a “Ética Nicomaqueia”, de Aristóteles, um exemplo de uma análise filosófica extensa de traços de caráter moral. Hoje em dia, no entanto, o estudo do caráter intelectual tem sido mais frequente, em particular o estudo de vícios intelectuais como dogmatismo e preconceito, e virtudes intelectuais como humildade intelectual, autonomia intelectual e curiosidade intelectual. Este evento tem o interesse de deixar a comunidade acadêmica interessada a par do que tem sido discutido e investigado no assunto.

O simpósio destina-se especialmente a filósofos, psicólogos e pedagogos, uma vez que muitos dos trabalhos no assunto são realizados colaborativamente com psicólogos, e um dos assuntos mais relevantes na área é a educação do caráter intelectual.

A programação contará com a participação de pesquisadores da Unicamp, PUC-Rio, UFG, UFMG, UFPB e UFABC, além de convidados de universidades dos Estados Unidos.

As inscrições serão feitas presencialmente e haverá emissão de certificado.

Fonte: Subdivisão de Comunicação do CCSH