JAI Mirim: municípios da Quarta Colônia apresentam seus trabalhos à comunidade acadêmica

O evento, que está em sua primeira edição, mostra as produções do ensino fundamental e infantil das escolas da região da Quarta Colônia

Na quarta-feira (09) aconteceu a primeira edição do evento “JAI Mirim”, no Hall do prédio 74 do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). O evento é vinculado a 37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na ocasião, escolas de ensino fundamental e infantil da região da Quarta Colônia puderam apresentar suas produções à comunidade que estava presente. Com objetivo de promover a integração do ensino infantil com a universidade, inserir os alunos no meio acadêmico e expor os trabalhos realizados durante todo o ano, cerca de 70 escolas e mais de 380 estudantes visitaram o espaço.

Os temas abordados nos trabalhos têm relação com a Educação Patrimonial da Quarta Colônia;  religiosidade, gastronomia, imigração e comunidades quilombolas, sendo escolhidos de forma individual por cada cidade para participar do evento. Nesta primeira edição, todos os estudantes foram agraciados com a certificação.

A abertura do evento aconteceu no auditório do prédio 74 e contou com a participação da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Cristina Wayne Nogueira, da pró-reitora adjunta de Extensão, Vera Lúcia Portinho Vianna, da secretária executiva Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CONDESUS) Quarta Colônia, Valserina Maria Bulegon Gassen, do presidente do CONDESUS, Clóvis Montagner, da vice-reitora da UFSM, Martha Adaime; da diretora do Geoparque Quarta Colonia Aspirante UNESCO, Jaciele Carine Vidor Sell, da secretária de Educação de Faxinal do Soturno, Simone Cancian Stieler e da Professora Maria Medianeira Padoin representante do UFSM na comissão de Educação, Cultura e Comunicação do Geoparque Quarta Colônia.

Universidade também é espaço de integração e diversão

Quem também veio participar do evento foram os dinossauros Agudino e Agussauro, que fizeram a alegria da criançada: em filas os alunos esperavam ansiosos por um abraço dos dinossauros. Havia ainda, espaço para desenhos, brincadeiras, pipoca e bolo para que os pequenos pudessem se deliciar. Foi o caso da Gabriela Cardoso do Carmo, 8 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Giuliani, de Restinga Seca, que trouxe seu trabalho para apresentação e pretende voltar no próximo ano com novas produções. Ela e os colegas pesquisaram a história da cidade realizando diversas viagens pela região.

O aluno Bruno Estefanello, 12 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Érico Ferrari, de Agudo, apresentou o livro “Educação Patrimonial em Quadrinhos”, produzido desde setembro com a turma do 7º ano da escola. A produção catalogou  monumentos importantes de Agudo. Questionado sobre qual foi sua experiência com o projeto, ele relata: “Senti uma experiência de inspiração! Durante os estudos você percebe que além das salas de aula, irá guardar todo aquele conteúdo e levar para as outras gerações.” Bruno pretende estudar na UFSM no futuro, no curso de Agronomia, e vê nas pesquisas uma aproximação com a universidade.

Conforme a Coordenadora do Projeto Geoparque Quarta Colônia, Jaciele Sell, eventos como esse são importantes para as escolas participantes exporem os trabalhos desenvolvidos, trazendo uma motivação aos estudantes. O Geoparque Quarta Colônia está em busca da certificação da UNESCO e produções patrimoniais, culturais e materiais como estas pontuam na escolha.

A vive-reitora da UFSM, Martha Adaime, comenta que nesta primeira edição a Universidade inaugura uma forma de trabalhar com a região da Quarta Colônia, no eixo de ensino, pesquisa e extensão, com as crianças. A ideia de abrir espaço para o ensino infantil e fundamental veio a partir de reuniões com representantes do CONDENSUS.

Conforme o presidente do CONDESUS e Prefeito de Faxinal do Soturno, Clóvis Montagner, esse momento serve para que a comunidade se aproprie da região, promovendo a preservação do patrimônio, fortalecendo a integração pesquisa – ensino-extensão.

Visitantes de Santa Maria também prestigiaram os trabalhos, como o estudante de Educação Física, Igor Pena. Ele é estagiário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Sergio Lopes e trouxe os alunos para acompanhar os trabalhos. Segundo o professor, está é uma forma de estimular o interesse das crianças pela Universidade desde cedo, o que considera muito importante.

Os 9 municípios do CONDENSUS trouxeram seus trabalhos para o evento, as produções apresentadas foram selecionadas pelas próprias prefeituras. Para o próximo ano, o objetivo é aumentar a participação trazendo todas as escolas da região Quarta Colônia para a Universidade.

Confira alguns registros da JAI Mirim:

Texto e fotos: Tatiane Paumann, acadêmica de jornalismo e voluntária na Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques