UFSM e entidades de Santa Maria debatem propostas para Parque Tecnológico da Universidade

Encontro reuniu lideranças de Santa Maria para contribuir com a criação de um ambiente disruptivo e inovador voltado ao desenvolvimento local

Na manhã de quarta-feira (16) foi realizado o evento “Workshop Masterplan” no espaço de coworking da Pulsar, Incubadora Tecnológica da UFSM. O objetivo do encontro foi debater sobre ideias para as estruturas físicas do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (InovaTec).

A iniciativa busca viabilizar o desenvolvimento de novos produtos, serviços e sistemas, transformando pesquisas e projetos em negócios inovadores para a sociedade, que atendam  demandas reais e colaborem na resolução de desafios de forma sustentável. A proposta é que o habitat de inovação propiciado pelo Parque seja um importante instrumento para o desenvolvimento local e regional, fortalecendo a ampliação  da formação de talentos e a  geração de novos empreendimentos, para transformar Santa Maria em um polo de oportunidades e de geração de negócios inovadores.

Em sua fala, Luciano Schuch ressaltou que o Parque era um sonho antigo e que só foi possível devido a grande participação e o trabalho das empresas incubadas. “Contem com a nossa Universidade, contem conosco, conversem muito para chegarem ao final de manhã com muitas ideias inovadoras”, declarou o gestor.

Momento de troca de ideias

Para a atividade de prospecção de ideias, os participantes foram divididos em 5 grupos, com tempo de 20 minutos para a discussão. Os temas foram separados em tópicos: espaço de trabalho; infraestrutura básica; espaço de convivência; espaço de conveniência; e serviços. Os presentes receberam, então, um painel CANVAS – Business Model Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes, onde puderam anotar suas ideias e o que consideravam que um espaço ideal de feiras deveria ter. Foram pensados desde iluminação até a acessibilidade do local.

Em um segundo momento, os grupos apresentaram suas propostas aos demais. Diversos pontos em comum foram levantados: espaços como estacionamento de veículos, bicicletário, restaurantes, caixas eletrônicos, cafés, auditórios, banheiros, internet e segurança. Houve ainda quem sonhou mais alto, com supermercados, espaços pet friendly, bancos, hotéis, hospitais, cabines para a imprensa e tour virtual, mostrando o espaço a quem se interessar em conhecer e não puder estar presencialmente na UFSM.

A Gestora do Parque de Ciência, Inovação e Tecnologia da UFSM (InovaTec), Maria Daniele Dutra, comentou que a proposta de reunir os representantes da cidade teve o intuito de criar no município o sentimento de pertencimento, colocando em prática os valores de cada entidade representada. “Para Santa Maria esse espaço promove visibilidade, oportunidades e parcerias universidade – empresas”, afirma.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria, Ticiana Fontana ressalta a parceria que o município sempre teve com a Universidade na busca por inovação e extensão, fortalecendo o ecossistema. Segundo ela, quem ganha é a comunidade. A prefeitura se colocou à disposição para modelar o projeto nesta fase inicial, ajudar com recursos políticos e financeiros e, ainda, caso haja necessidade, na flexibilização de leis para a regularização do espaço, lembrando que Santa Maria é um polo de startups, atualmente com mais de 80 empresas.

Além do reitor, Luciano Schuch, representantes do poder público municipal, professores da Universidade, estudantes, arquitetos e engenheiros da Universidade,empresários,empresas incubadas na Pulsar, empresas juniores da UFSM, também estavam representadas no evento: Sebrae, Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), TecnoParque Santa Maria, Colégio Politécnico,  Incubadora Tecnológica da UFN, CDL, SINDLOJAS Santa Maria e CACISM.

Texto e fotos: Tatiane Paumam, acadêmica de jornalismo e voluntária na Agência de Notícias.
Edição: Luana Giazzon e Mariana Henriques, jornalistas