Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM oferece assistência judiciária gratuita à população de baixa renda

Com atuação de acadêmicos de Direito, AJUFSM presta assistência nas áreas de direito civil, direito de família e sucessões



Com o intuito de oferecer aos acadêmicos de Direito uma oportunidade profissional prática e, além disso, proporcionar assistência jurídica a pessoas de baixa renda, em processos nas áreas de direito civil, direito de família e sucessões, surgiu, em 1966, a Assistência Judiciária da UFSM – que passou a se chamar AJUFSM em 2015. Em média 60 alunos das disciplinas de estágio IV e estágio V atuam no serviço – 30 durante o dia e 30 durante a noite.

De acordo com o diretor da Assistência Judiciária, Luis Carlos da Silva, “a AJUFSM é muito importante para os acadêmicos, que encontram o mundo real onde irão desempenhar sua profissão, como também para a população de baixa renda da cidade e região, que utiliza os serviços da AJUFSM quando não tem condições de pagar um advogado particular”.

Localizada no prédio da antiga Reitoria, no centro de Santa Maria, a AJUFSM atende pessoas com renda de até três salários mínimos. Entre os serviços mais procurados estão: processo de alimentos (pensão alimentícia), dissolução de união estável, inventário e usucapião. Quando solicitado o serviço, o primeiro passo seguido pela assistência é enquadrar a necessidade do assistido no tipo de processo necessário para resolver o problema. Após, é feito um cadastro e, posteriormente, encaminhado para uma sala de atendimento jurídico para dar início à formação documental do processo. Segundo o diretor, os assistidos são sempre acompanhados pelos alunos, sob orientação de professor. 

Para solicitar os serviços, o interessado deve ir pessoalmente à secretaria da AJUFSM, na rua Floriano Peixoto, 1184, prédio da antiga Reitoria, ou entrar em contato pelo telefone 3220-9217, celular (Whatsapp) (55) 99193-7857 ou pelo e-mail ajufsm@ufsm.br. Pode-se, também, contatar pelo Facebook: Assistência Judiciária UFSM

Horário de atendimento: 

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e terças e quintas, das 19h às 21h.

Localização:

Rua Marechal Floriano Peixoto, 1184, no térreo do prédio da antiga Reitoria, centro de Santa Maria.

Texto: Gabriela Leandro, acadêmica de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60691

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes