Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Portal criado em parceria entre UFSM e Sicredi é destaque em prêmio nacional de cooperativismo

Portal Aceleração Regional foi 2º lugar na categoria Inovação no 13º Prêmio SomosCoop Melhores do Ano



Portal Aceleração Regional, desenvolvido na UFSM pelo projeto de pesquisa de mesmo nome em parceria com o Sicredi Conexão, foi contemplado com o segundo lugar na categoria Inovação no 13º Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, considerado uma das maiores premiações do cooperativismo brasileiro. A divulgação dos ganhadores em cada categoria ocorreu no dia 7 de dezembro, em Brasília, em uma promoção do Sistema OCB, da Organização das Cooperativas Brasileiras. 

Coordenado pelo professor Nilson Luiz Costa, do Departamento de Ciências Econômicas do Campus da UFSM em Palmeira das Missões, o projeto começou em 2019, a partir das aspirações estratégicas da Sicredi Conexão, entre as quais se se destaca o estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional. A materialização do projeto se deu em uma parceria entre a cooperativa de crédito e o Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio da UFSM.

A primeira fase do Programa Aceleração Regional foi implementada no primeiro semestre de 2019, momento em que foi analisada a realidade e os distintos níveis de desenvolvimento dos diversos municípios que estão na área de atuação da cooperativa nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A segunda fase iniciou-se no primeiro semestre de 2020 e contemplou o retorno aos municípios com o objetivo de constituir os Fóruns Municipais de Aceleração Regional. Contudo, a Pandemia Covid-19 interrompeu os trabalhos e forçou a paralisação dos encontros presenciais.

Na terceira fase, desenvolvida ao longo de 2021, as ações se intensificaram para toda a área de abrangência da Sicredi Conexão – nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. O objetivo era divulgar à comunidade as informações coletadas no âmbito do programa, por meio do desenvolvimento de um ambiente virtual de fácil acesso para o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.

Como resultado, foi criado o Portal Aceleração Regional, que contempla sete sistemas de dashboards (painéis virtuais com informações, métricas e indicadores), os quais fornecem informações para:

– Cerca de 160 prefeituras, câmaras de vereadores, órgãos estaduais e federais;

– Aproximadamente 26,5 mil empresas e organizações que podem elaborar os seus planos de negócios e investimentos a partir das informações sistematizadas;

– 871 escolas que podem utilizar as informações em projetos transversais.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60742

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes