AUGM e Andifes publicam notas de repúdio contra atos golpistas

A Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), entidades das quais a UFSM faz parte, publicaram notas de repúdio à invasão das sedes dos três poderes em Brasília neste domingo, dia 8.

As notas podem ser lidas a seguir

Declaración de AUGM ante la grave situación en Brasil

La Asociación de Universidades Grupo Montevideo expresa su más profundo repudio al ataque sufrido por la democracia y se solidariza con el pueblo brasileño y las legítimas autoridades recientemente electas, encabezadas por el Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

La ocupación violenta de las sedes de los tres poderes de la República en Brasilia es un grave ataque a las instituciones democráticas con consecuencias gravísimas, que intenta revertir los avances alcanzados por la democracia y la soberanía de los países en la región.

Manifestação Pública da Andifes

Os atos terroristas que desafiam, ocupam e depredam as sedes dos três poderes da nossa República são intoleráveis, inaceitáveis e inescusáveis.

Os danos contra o patrimônio, contra a soberania e contra o Estado de Direito devem ser apurados com todo o rigor, não poupando nenhum terrorista, financiador ou articulador destes atos criminosos, bem como aqueles que tenham viabilizado, ainda que por omissão, esse atentado contra as instituições brasileiras.