Inscrições no Processo Seletivo Indígena 2023 da UFSM seguem até 3 de fevereiro

Prova será realizada no dia 26 de fevereiro, em Santa Maria e Frederico Westphalen

A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Indígena 2023. Neste ano, são destinadas 26 vagas em 22 cursos de graduação, distribuídos no Campus Sede, em Santa Maria, e nos campi descentralizados de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.

As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro. O cronograma da seleção e todas as orientações para inscrição e realização da prova estão no Edital 001/2023-Prograd.

A prova será realizada no dia 26 de fevereiro, das 9h às 14h. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por fazer a prova em Santa Maria ou em Frederico Westphalen.

Na inscrição, o candidato também deverá comprovar a condição de indígena aldeado, anexando no sistema o Registro Administrativo de Índio ou a Certidão do Registro Civil, além da Declaração de Indígena Aldeado, expressa pela liderança indígena da comunidade de origem.

No Processo Seletivo Indígena, os candidatos participam de seleção específica, com prova diferenciada para ingresso na UFSM. O processo é constituído por uma prova com 20 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de Biologia (três questões), História (quatro questões), Língua Portuguesa (10 questões) e Matemática (três questões). Os candidatos realizam também uma prova de redação, relacionada a temáticas indígenas, equivalente a cinco acertos.

Outras informações sobre o Processo Seletivo Indígena podem ser solicitadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação, pelo email falecom@nisa.ufsm.br.

Confira os cursos ofertados:

Campus Frederico Westphalen (RS):
Engenharia Ambiental e Sanitária (1 vaga) – ingresso no 1º semestre

Campus Palmeira das Missões (RS):
Enfermagem (1 vaga) – ingresso no 1º semestre
Nutrição (1 vaga) – ingresso no 1º semestre