Cepe discute resolução sobre formas de ingresso na UFSM nesta quinta-feira (26)

Além do SiSU está previsto a volta do vestibular e do Processo Seletivo Seriado

Na próxima quinta-feira (26) o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) discutirá proposta de resolução sobre novas formas de ingresso na Instituição. A reunião está marcada para às 8h e 30 min, com transmissão ao vivo pelo Farol UFSM.

O que a nova resolução propõe é que, além do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e de outras formas de ingresso já tradicionais, a Universidade passe a adotar o Processo Seletivo Seriado e o vestibular presencial. Também consta no documento a proposta de processos seletivos específicos para ingresso de pessoas de comunidades quilombolas; com 60 anos ou mais; atletas de alto rendimento; estudantes medalhistas em competições de conhecimento; pessoas transgênero; pessoas com deficiência; refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade; indígenas, entre outros.

A votação acontece por maioria simples e há a possibilidade de pedido de vista do processo Neste caso, é  disponibilizado mais um tempo para estudo da proposta e a discussão é remarcada para uma próxima reunião. Sendo aprovada, a resolução já começa a valer e, para o segundo semestre de 2023, já será possível realizar as provas do vestibular e do Processo Seletivo Seriado, gradualmente. A implementação completa, com 30% das vagas para o Sisu, 30% para o Vestibular e 40% para a terceira etapa do Processo Seletivo Seriado (acumula nota de três anos de prova dos estudantes do ensino médio), só acontecerá no primeiro semestre de 2026.

Construção da proposta

A discussão sobre o assunto foi realizada ao longo do ano de 2022, quando a Pró-Reitoria de Graduação, juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento, promoveu o Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico com o objetivo de debater aspectos da graduação na UFSM. Nestes encontros foram apontadas as inclusões do Processo Seletivo e do vestibular como necessárias para resolver problemas de evasão nos cursos da Instituição.

Em novembro de 2022 a UFSM realizou uma reunião aberta para apresentar proposta de resolução que trata sobre novas formas de ingresso para a graduação da Universidade.

O processo, documentação e tramitação da proposta podem ser acompanhados no site.