Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM abre inscrições para ingresso de refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade

Inscrições podem ser feitas até 26 de fevereiro



Nesta segunda (30), a Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), abriu processo seletivo para ingresso de refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade nos cursos técnicos, tecnológicos e de graduação da Instituição. Os selecionados serão matriculado no primeiro ou no segundo semestre deste ano, conforme oferta de vagas. As inscrições vão até o dia 26 de fevereiro de 2023 e devem ser realizadas via envio de documentação, em formato PDF, conforme solicitado no Portal de Concursos da UFSM. 

Critérios 

Para serem admitidas, as pessoas refugiadas ou imigrantes em situação de vulnerabilidade devem ter concluído estudos de ensino médio ou equivalente no país de origem ou em outro país que residiram. Também, é requisito que a continuidade nos estudos em ensino técnico/superior no país de origem ou de residência tenham sido impossibilitados seja pelo motivo da imigração, seja pelo não desejo de revalidar o diploma de conclusão de tais estudos equivalentes. Neste último, para o aproveitamento de disciplinas, o acadêmico deve ingressar no respectivo programa e sujeitar-se à avaliação da coordenação do curso. 

Além disso, a Prograd alerta que considera imigrante em situação de vulnerabilidade aquele que é portador de residência por acolhida humanitária. Vale lembrar que cada pessoa somente poderá realizar inscrição em um único curso disposto no edital, assim como ingressar na UFSM, através da Resolução Nº 041/2016, uma única vez.  

Inscrições 

Além da ficha de inscrição anexa ao edital, o estudante deve fazer o correto preenchimento do campo “e-mail” durante a realização da inscrição. Todas as comunicações referentes ao deferimento/indeferimento da solicitação de ingresso através do edital serão encaminhadas para o e-mail cadastrado pela pessoa solicitante no ato de inscrição, devendo a mesma verificar com atenção a caixa de entrada do e-mail cadastrado, bem como a caixa de SPAM.

A solicitação de inscrição poderá ser realizada no idioma de origem da pessoa em estado de refúgio ou imigrante em situação de vulnerabilidade social. Para comprovar escolaridade, o interessado poderá encaminhar a documentação digitalmente junto à Inscrição, que será apreciada por Comissão Técnica designada pela Prograd.

Após terem efetivadas suas matrículas, as pessoas que realizaram ingresso na Instituição por meio do edital poderão se submeter aos editais próprios do Programa de Moradia Estudantil e do Benefício Socioeconômico para pleitear acesso aos respectivos benefícios, conforme orientações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Para mais informações sobre datas e condições do edital de seleção ao BSE e à Moradia Estudantil, consulte notícias e editais na página da PRAE

Será disponibilizado o Serviço Atendimento ao Candidato através do e-mail falecom@nisa.ufsm.br, para que ele possa tirar suas dúvidas referentes à inscrição no processo seletivo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61075

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes