Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça os principais testes de línguas disponíveis para alunos da UFSM

Portas de entrada para a internacionalização, os testes de línguas são parte essencial da construção de uma UFSM multilíngue



Uma das questões centrais relacionadas com a internacionalização e a realização de intercâmbios é o conhecimento da língua do país de destino. Pensando nisso, a UFSM possibilita a realização de testes que comprovam o conhecimento linguístico do candidato. Atualmente, a Universidade trabalha com três exames: TESLLE, TOEFL e Celpe-Bras.

As professoras Roséli Nascimento, coordenadora do Teste de Suficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras, Eliana Rosa Sturza, coordenadora do Laboratório Entrelínguas, Chaiane dos Santos Vieira, bolsista do Laboratório Entrelínguas e a tradutora da UFSM, Daniela do Canto, explicam que antes de optar por um dos testes é importante saber uma diferenciação comumente utilizada pelas organizações aplicadoras dos exames: proficiência e suficiência. A proficiência refere-se a um conhecimento amplo da língua, composto por habilidades de escrita, fala, leitura, compreensão e gramática. Já suficiência, refere-se a um conhecimento restrito à habilidade de leitura, de forma a identificar se ele é suficiente para compreender a língua. Tanto os exames de proficiência quanto suficiência são utilizados como critério de seleção de universidades no exterior, de forma a garantir que, nos intercâmbios, o estudante tenha o máximo de aproveitamento das aulas e atividades relacionadas.

Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)

O TESLLE é o teste de suficiência vinculado e aplicado pela UFSM que objetiva medir a capacidade de leitura em línguas estrangeiras, ou seja, o letramento acadêmico do candidato. Para realizá-lo, basta ter vínculo ativo com a UFSM e realizar a inscrição pelo Portal do Aluno. O teste é aplicado em cinco línguas: inglês, espanhol, francês, alemão e português para estrangeiros. Para a realização do teste, é solicitado o pagamento da taxa de R$53, com a possibilidade de solicitação de isenção. A validade do teste é de dois anos, mas pode variar de acordo com os critérios de cada seleção. A aplicação geralmente é realizada semestralmente, sendo indicada para alunos prováveis formandos da graduação e pós-graduandos. Recomenda-se que o teste seja feito logo no início da pós-graduação, já que o grau de mestrado exige conhecimento de pelo menos uma língua estrangeira e o de doutorado exige o conhecimento de duas.

A prova é composta por 16 perguntas objetivas, com cinco alternativas cada. O candidato tem 2h para resolver as questões e pode levar um dicionário impresso para apoio de vocabulário. Para se preparar, o estudante pode acessar a página de orientações gerais do TESLLE, consultar os exemplares do teste e o manual do candidato se inscrever nos cursos preparatórios oferecidos pelos órgãos da universidade (Idiomas Sem Fronteiras, Línguas no Campus e Laboratório Entrelínguas), a depender da oferta. Além disso, a Revista Arco produziu em 2021 uma reportagem em formato de guia prático para o teste. Após a realização, a correção é feita pelo Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmico, vinculado à PROGRAD e o resultado é inserido no Portal, à disposição do estudante. Para Roséli Nascimento, o teste é fundamental para a internacionalização da UFSM, de forma que a universidade se torne um ambiente universal e multilíngue.

Test of English as a Foreign Language (TOEFL)

O TOEFL é o teste de proficiência aplicado pela Educational Testing Service (ETS), voltado para medir as habilidades de leitura, escrita, compreensão e fala de candidatos que não têm o inglês como primeira língua. O teste é dividido em duas modalidades: TOEFL iBT (Internet-based Test), que pode ser realizado online ou em um centro aplicador e o TOEFL ITP, realizado em papel, de forma presencial. O TOEFL não reprova, ou seja, apenas pontua as habilidades do estudante de forma a garantir uma noção geral de seus conhecimentos na língua, assim permitindo um melhoramento constante e tem validade de dois anos.

O teste pode ser realizado a qualquer momento, a depender do interesse do candidato. Destaca-se que ele funciona como critério de seleção para intercâmbios para países falantes da língua inglesa, assim, é importante que o candidato esteja atento aos requisitos linguísticos exigidos nos processos seletivos de interesse. Para se preparar para o teste, o candidato pode realizar os cursos preparatórios da ETS e simulados, para entender a estrutura da prova. Para mais informações, acesse a página da ETS.

Estudantes da UFSM podem realizar o TOEFL com descontos possibilitados pela parceria da UFSM com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Oportunidades linguísticas e muitas outras ligadas à internacionalização da UFSM são divulgadas nas redes sociais e no Calendário Internacional da Secretaria de Apoio Internacional (SAI).

Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)

O Celpe-Bras é o exame oficial de proficiência em português usado pelo Governo Federal, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele avalia quatro habilidades de comunicação e compreensão de estrangeiros, sendo elas: leitura, escrita, compreensão e fala. Por ser um exame federal, ele serve tanto para fins acadêmicos quanto para naturalização brasileira. Para se inscrever, basta acessar a página do exame no site do Inep e preencher o formulário de inscrição, que já é considerado a primeira parte do exame. Para a realização na UFSM, é solicitado o pagamento da taxa de R$20. A validade do teste é indeterminada, variando de acordo com a finalidade de cada candidato.

A aplicação na UFSM geralmente ocorre semestralmente, através do Laboratório Entrelínguas. Em 2023, está prevista a aplicação no final do próximo mês de abril, com previsão de início das inscrições em fevereiro. A prova é constituída por duas partes: escrita e oral. A primeira é composta de quatro tarefas de avaliação de escrita e leitura em língua portuguesa, com 3h de duração. A segunda é realizada em formato de entrevista, abordando três temas diversos que são utilizados para avaliar a compreensão e fala do candidato, durando cerca de 20 minutos. Para os candidatos ligados à UFSM, existe a oferta de cursos preparatórios aplicados pelo Entrelínguas, que usam provas anteriores como base.

O resultado do exame para utilização do candidato fica disponível em cerca de 2 ou 3 meses, no portal do Inep. Para Eliana Sturza, o Celpe-Bras contribui positivamente na internacionalização da UFSM porque leva a produção científica brasileira para o exterior, consolidando o português como uma língua científica, além de permitir a inserção dos estrangeiros dentro da cultura e comunidade brasileira.

Com informações da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61106

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes