Novas metodologias de ensino são aplicadas no curso Técnico em Zootecnia da UFSM

Intitulada "Vivências em Zootecnia", a disciplina busca promover a prática do campo aos alunos

Uma nova metodologia de ensino está sendo aplicada nas turmas do curso Técnico em Zootecnia do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Denominada como “Vivências em Zootecnia“, a disciplina é ofertada aos alunos do 4º semestre do curso e objetiva discutir com os acadêmicos a perspectiva de que, para atuar no mundo do trabalho, o estudante precisa, além de competências técnicas, competências sócio-emocionais.

Atuação prática

A disciplina é dividida em duas etapas. Na primeira, trata competências sócio-emocionais como base para o sucesso pessoal e para as organizações. São elas que expandem os domínios e habilidades profissionais do “saber-fazer”. Na segunda parte, os estudantes ficam imersos por sete dias em uma dada realidade da área do curso, escolhida pelos mesmos, em diferentes municípios do Rio Grande do Sul, e ali desenvolvem atividades de trabalho propostas pelos proprietários, com a supervisão dos professores. Os alunos podem ainda contribuir com seus conhecimentos técnicos para a resolução de problemas encontrados na imersão.

Com o objetivo de prepará-los de forma prática para as disciplinas de estágio obrigatório, mercado de trabalho e também desenvolver as relações interpessoais, a disciplina criada em 2017, após a reformulação do currículo do curso, está na sua quarta edição, e já tem bons resultados. Ao todo 64 alunos já cursaram a disciplina nesses 4 anos: 21 alunos em 2019; 18 em 2020; 14 em 2021 e 11 em 2022. Eles fizeram vivências em diversas áreas de atuação referentes ao técnico em Zootecnia em 31 municípios do estado: Agudo, Formigueiro, Panambi, Júlio de Castilhos, Jaguari, Lavras do Sul, São Sepé, Ivorá, Boa Vista do Incra, Bagé,  Bossoroca, Cachoeira do Sul, Caibaté, Ibarama, Itaara, Palmeiras das Missões, Paraíso do Sul, Pejuçara, Santana do Livramento, Santiago, São João do Polêsine, São Luiz Gonzaga, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Segredo, Tapera, Teotônia, Tupanciretã e Uruguaiana e ainda no estado de Mato Grosso do Sul.

Dentre as áreas escolhidas pelos estudantes estão avicultura, bovinos de corte, bovinos de leite, equinos, ovinos leite, ovinos corte, suinocultura, tecnologia de carnes e tecnologia de leite.

Segundo o professor do curso Técnico em Zootecnia, Gustavo Pinto da Silva, a ideia é participar de todas as atividades propostas durante os sete dias de vivências. Mais tarde, em sala de aula, os alunos trazem seus aprendizados e métricas para apresentação e discussão com os demais colegas. Cada aluno vai de forma individual para as propriedades justamente para promover essa maior autonomia.

Experiências que transformam

A aluna Ana Lívia dos Santos Ribeiro, 20 anos, escolheu realizar sua vivência na Cabanha Ventana, responsável pela produção de produtos de laticínios, localizada no interior do município de Boa Vista do Incra, e conta que teve uma excelente experiência, inusitada, aprendendo novos manejos com os animais e construindo relações com profissionais da área e comerciantes, relações essas que serão importantes para sua entrada no mercado de trabalho após a finalização do curso. Ela relata, ainda, que é essencial que o aluno chegue no local buscando aprender o máximo possível com as experiência dos produtores, que se mostraram muito receptivos e dispostos a ensinar desde o início.

A estudante Tatieli Tasch Prass, 20 anos, também realizou sua vivência na Cabanha Ventana, e conta que foi muito bem recebida no local, tendo uma experiência maravilhosa. Dentre os aprendizados, destaca o manejo com os animais, sequenciamento de genomas. Além disso, destacou a atuação prática que teve no local, atividade que, devido a pandemia,foi afetada na UFSM, mas pôde pode ser experienciada na propriedade.

Resultados foram apresentados para a turma durante evento

Ainda, conforme o professor do Técnico em Zootecnia, Diego Zeni, esse tipo de metodologia desenvolve questões que não são apenas técnicas aos alunos, mas também, emocionais, comunicacionais e novas formas de ver e entender o trabalho do Zootecnista. Destacando que é o momento de promover as relações que trarão oportunidades no futuro para os formandos.

Os resultados obtidos pelos alunos durante a disciplina, foram apresentados em reunião realizada nesta quarta-feira (25) no auditório do Colégio Politécnico.

Confira alguns registros realizados pelos estudantes durante os períodos de viência prática.

Texto: Tatiane Paumam, acadêmica de Jornalismo e voluntária na Agência de Notícias
Fotos: Arquivo pessoal dos estudantes
Edição: Mariana Henriques, jornalista