Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe PhenoGlad abre colheita inédita de dálias no Vale do Taquari e no Vale do Caí

O cultivo de dálias de corte nunca havia sido feita na região



Na sexta-feira (03) a Equipe PhenoGlad da UFSM esteve nos municípios de Lajeado e Bom Princípio, no Rio Grande do Sul, para dar início à colheita de dálias de corte em produtores que participam do Projeto Flores para Todos, o maior projeto inclusivo de extensão em Floricultura do Brasil.

Segundo o Coordenador Nacional do Projeto Flores para Todos e da Equipe PhenoGlad, professor Nereu Augusto Streck, este foi um marco histórico para a floricultura brasileira pois o cultivo de dálias de corte nunca havia sido feito no Vale do Taquari nem no Vale do Caí, regiões que têm no empreendendorismo com as flores uma força muito grande. “A dália foi introduzida no Projeto Flores para Todos durante a 9ª fase, que aconteceu no primeiro semestre de 2022. Na 10ª fase a flor foi levada a estas duas regiões muito importantes do RS para o negócio das flores”, explica o professor. “Em duas famílias que são referências no cultivo de flores nos municípios de Lajeado e Bom Princípio fizemos a colheita das primeiras flores e a demonstração  técnica de como as dálias devem ser colhidas nos próximos meses visando altas produtividades com sustentabilidade ambiental, social e econômica”, complementa Streck. “Agora estas duas famílias, que já cultivam gladíolo, statice e girassol de corte desde sua primeira participação no Projeto Flores para Todos, contam com uma nova flor no seu portfolio para oferecer a seus clientes inclusive na Capital Porto Alegre”, conclui o coordenador.

A ação realizada nesta sexta-feira pela Equipe PhenoGlad em Lajeado e Bom Princípio contou com o apoio e a participação da Emater/RS-Ascar através dos escritórios municipais dos dois locais e do Escritório Regional de Lajeado, que representa 59 municípios localizados nos Vales do Rio Taquari e do Rio Caí. No Rio Grande do Sul, o Projeto Flores para Todos é levado até o agricultores pelos extensionistas municipais da Emater/RS-Ascar

Desde o início, em 2018, o Projeto Flores para Todos já alcançou 269 famílias rurais e 45 escolas do campo em 16 estados brasileiros + DF de Norte a Sul do Brasil, com uma produção de 244 mil flores de gladíolo, statice, girassol de corte, dália e ornithogalum.

Para conhecer mais sobre o Projeto Flores para Todos é só acompanhar pelas redes sociais PhenoGlad nas plataformas digitais. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61136

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes