Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Flores para Todos chega pela primeira vez à fronteira oeste do RS

Ação faz parte da 11ª fase do projeto, que já está presente em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal



O plantio das flores ocorreu na segunda-feira (6), sob forte calor

Na última segunda-feira (6), a Equipe PhenoGlad da UFSM esteve em Alegrete para levar pela primeira vez o Projeto Flores para Todos para a região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Com tradição na criação de gado e cultivo do arroz, a região agora abre as portas para o cultivo de flores como negócio para gerar renda nas propriedades.

De acordo com o coordenador nacional do Projeto Flores para Todos e da Equipe PhenoGlad, professor Nereu Augusto Streck, este foi um marco histórico para a floricultura brasileira, pois o cultivo de flores não é comum na região, que têm no empreendedorismo com gado e arroz uma tradição de longa data. “Por ser uma região que tem alta geração de riquezas, temos fortes indícios que as flores também têm um potencial muito grande”, aposta o professor.

“Fizemos o plantio inédito de gladíolo, dália de corte e Ornithogalum visando altas produtividades com o que se tem de melhor em termos de genética no Brasil e com os princípios fundamentais para uma produção sustentável sob o ponto de vista ambiental, econômico e social, e daqui a duas semanas será feita semeadura de girassol de corte”, complementa Streck. “Em comum acordo com representantes locais do poder público que dão assistência a produtores de Alegrete, concentramos as quatro espécies em uma única propriedade, a do Sr. Paulino Nazaro da Silva, para facilitar o manejo e realizar um dia de campo regional em abril deste ano para entregar os resultados para toda a região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul”, conclui o coordenador.

Além da Equipe PhenoGlad da UFSM, participaram das atividades de extensão o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul, Leonardo Cera, o presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Alegrete, Jorge Adão Silva, e o inspetor-chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/RS) em Alegrete, Lulo José Pires Corrêa. Durante os próximos três meses, a Equipe PhenoGlad fará visitas técnicas semanais aos cultivos de flores para treinar e capacitar o produtor e os técnicos e entidades alegretenses envolvidos no projeto.

Desde o início, em 2018, o Projeto Flores para Todos já alcançou 269 famílias rurais e 45 escolas de campo em 16 estados brasileiros (incluindo ainda o Distrito Federal), de Norte a Sul do Brasil, com uma produção de 244 mil flores de gladíolo, estátice, girassol de corte, dália e Ornithogalum.

Outras informações sobre o Projeto Flores para Todos constam em suas redes sociais (Instagram e Facebook).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61149

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes