Inventário patrimonial da UFSM já contabiliza mais de 60 mil bens

Servidores têm até o dia 28 de abril para realizar o levantamento patrimonial

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) já inventariou mais de 60 mil bens patrimoniais em 45 dias. Esse número, apesar de parecer alto, no entanto, representa apenas 24,10% dos mais 249 mil itens a serem inventariados dos bens constantes no patrimônio da Instituição. Ainda, foram registrados como bens não encontrados 0,14% dos bens da Universidade o que representa 340 bens na situação de “não localizados”, conforme pode ser visto na figura 1.

Levantamento patrimonial

O inventário consiste em procedimento administrativo realizado por meio de levantamentos físicos de todos os bens patrimoniais móveis existentes. O Inventário da UFSM é uma ação estratégica da gestão patrimonial e é muito importante a colaboração e apoio de todos os gestores e servidores das unidades, principalmente no que consiste em permitir o acesso das equipes de trabalho nos ambientes acadêmicos e administrativos para fazer o levantamento.

Com esta iniciativa é possível verificar a existência e localização dos bens, possibilitando a atualização documental e uma melhor eficiência da gestão patrimonial, além de permitir a confrontação entre os registros do SIAFI e sua posterior adequação, permitindo que os registros estejam constantemente atualizados, e as informações disponíveis aos órgãos fiscalizadores. Ainda, proporciona à Universidade otimizar suas tomadas de decisão no que se refere a gestão de bens permanentes móveis da instituição com mais clareza, segurança e confirmar as responsabilidades pela guarda, zelo e uso dos bens patrimoniais da UFSM.

Como realizar o levantamento patrimonial

O período de realização do inventário da UFSM iniciou no dia 1º de janeiro e segue até 28 de abril de 2023 e pode ser feito por meio do aplicativo “Inventário UFSM” (somente para quem tem aparelhos Android) e pelo Portal Patrimônio. O aplicativo tem a utilização restrita aos chefes das cargas patrimoniais e seus agentes. Já o Portal Patrimônio é liberado para todos. No site do DEMAPA é possível encontrar manual, cronograma, capacitações ministradas sobre o tema e o acompanhamento em tempo real do inventário das unidades da Universidade, conforme pode ser visto na figura 2. Mais informações podem ser dadas por Gabriela Heinz e Beatriz Côrte Real Rodrigues no ramal 8322 e ou e-mail: patrimonio@ufsm.br

Com informações do DEMAPA