Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fundação Botín divulga oportunidade para alunos de graduação

Oportunidade conta com custeio total de despesas do candidato para atividades em três países



A Fundação Botín, sediada na Espanha e atuante em toda a América Latina, promove mais uma edição do Programa de Fortalecimento do Serviço Público. Através dele, serão selecionados 32 estudantes em toda a América Latina, que realizarão o programa de formação, dividido em três fases de estudos presenciais: a primeira acontecerá na Universidad de los Andes (Bogotá, Colômbia); a segunda, na Espanha (Madri, Santander, Caminho de Santiago e Salamanca) e, por fim, a última acontecendo na Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro). O programa tem previsão de acontecer entre 16 de outubro a 1º de dezembro de 2023. Haverá ainda um módulo prévio de formação, que acontece antes da primeira fase, de forma remota. Além disso, a Fundação garante os custos da viagem, hospedagem, manutenção e alimentação para o candidato selecionado.

Para participar do programa, é essencial que os candidatos sejam acadêmicos notáveis, com vocação no serviço público (comprovado através de ativa participação em iniciativas sociais), tenham nascido entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003, dominem a língua espanhola ou a inglesa, tenham cursado ao menos metade de seu curso de graduação (mas não o estejam concluindo) e possuam o apoio institucional da UFSM. A documentação exigida é: carta de endosso da Universidade (modelo), declaração de veracidade e compromisso com o programa (modelo), cópia do passaporte, fotografia de identificação, vídeo publicado no Youtube de no máximo um minuto respondendo as perguntas deste documento e comprovante de proficiência em inglês ou espanhol (opcional). O período de inscrições segue até o dia 11 de maio, exclusivamente por este formulário

O programa tem foco em selecionar estudantes hábeis a desenvolver sua vocação no serviço público, através de uma experiência formativa que proporcione conhecimentos, competências, valores e princípios fundamentais para o bom exercício da função na América Latina. Os interessados podem saber mais sobre a história do programa neste link, além disso, podem consultar o perfil de candidato desejado e acessar a página de perguntas frequentes. Após a conclusão da formação, o estudante se torna membro da Rede de Servidores Públicos da América Latina, também organizada pela Fundação Botín, que reúne egressos do programa de formação e discute formas de melhorar o serviço público latino-americano. Atualmente, são quase 450 membros da rede, contribuindo para sua região de origem com o que aprenderam durante a experiência de treinamento do programa.

Os alunos que desejarem realizar inscrição no edital deverão enviar a carta de endosso da universidade, devidamente preenchida, para o e-mail sai.programas@ufsm.br para que seja providenciada a assinatura do reitor, no máximo até o dia 8 de maio. Os candidatos também devem observar que somente serão encaminhadas para assinatura as cartas que estiverem com informações completas e que a obtenção delas é de responsabilidade exclusiva do candidato.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61343

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes