Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM apresentou novidades e recebeu prêmios na Expodireto Cotrijal

Startups, grupos de pesquisa e projetos da Instituição estiveram representados em Não-Me-Toque



foto colorida horizontal com um grupo de pessoas posando para foto, debaixo de um grande toldo, onde aparece o logo da UFSM, num parque gramado
Reitor visitou estande da UFSM na Expodireto Cotrijal

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mais uma vez marcou presença na Expodireto Cotrijal, cuja 23ª edição aconteceu em Não-Me-Toque (RS) até esta sexta-feira (10). Numa das maiores feiras do agronegócio internacional, a Instituição apresentou um estande com a exposição de atividades desenvolvidas nos campi.

Na quinta-feira (9), o reitor, Luciano Schuch, visitou o Parque de Exposições e conferiu o estande da UFSM, prestigiando todas as ações da Instituição apresentadas no evento. No Projeto Aquarius, voltado para a adoção da agricultura de precisão, que completou 21 anos de participação na Expodireto, Schuch se encontrou com os professores Telmo Amado, Lúcio Amaral e equipe do Aquarius.

O reitor participou do lançamento do 6º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSul), que será realizado em setembro, no parque da Expodireto, e aproveitou a passagem pelo evento para para conversar sobre um novo projeto de extensão no Campus de Palmeira das Missões, junto à Embrapa, Emater e uma escola do campo do município. Schuch também visitou os estandes de diversas empresas privadas, de instituições como a Emater e o pavilhão da agricultura familiar.

Premiações e novidades tecnológicas

A participação da UFSM teve início já na segunda-feira (6), primeiro dia do evento, quando a gestora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, Maria Daniele Dutra, e o coordenador da Rede de Inovação do Agronegócio RS (Riagro/RS), Luis Humberto Villwock, estiveram presentes para discutir as perspectivas do agronegócio no Rio Grande do Sul. O painel, promovido pelo Ministério da Agricultura, aconteceu no palco da Arena Agrodigital e abordou a importância das ações conjuntas na colaboração para o desenvolvimento das agrotecnologias no estado.

Ainda no primeiro dia do evento, as startups Zeit, Weecaps e Auster, que fazem parte da Pulsar Incubadora Tecnológica, vinculada ao InovaTec UFSM, foram as vencedoras de uma competição promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), InovaTec UFSM Parque Tecnológico e Riagro/RS. A iniciativa contou com a participação de 12 agtechs do Rio Grande do Sul e a banca, indicada pelo Mapa, selecionou as três com potencial no atual cenário para receber o prêmio Startup Agro Awards.

Outras startups da Pulsar Incubadora Tecnológica – Inocular, Crops Team, Mais Soja, Performance Vegetal, Lupora e Spray Solutions – também estiveram na feira, apresentando seus produtos e serviços.

A Crops Team e a Mais Soja apresentaram, na Arena Agrodigital da Expodireto, destinada a empresas que desenvolvem tecnologias aplicadas ao agronegócio, a Árion, uma plataforma digital que auxilia o manejo da lavoura, além de gerar créditos de carbono para fazendas sustentáveis. 
 

Conexão com o campo

A Expodireto Cotrijal é sempre uma oportunidade para a UFSM apresentar ao público em geral o resultado de suas pesquisas e projetos relacionados ao meio rural. Desta vez não foi diferente. Houve apresentação do Sistema CR Campeiro 7 – Sistemas de Gestão Rural, do Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão na UFSM e de ações de pesquisa e extensão realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios do Campus Palmeira das Missões (PPGAGR).

Já a Equipe PhenoGlad e o Grupo de Estudos de Inteligência em Iluminação (Gedre) apresentaram a história de cinco anos do maior projeto inclusivo da floricultura brasileira, o Flores para Todos, e soluções inteligentes em iluminação artificial para o cultivo de flores e plantas cultivadas.

A participação da UFSM na Expodireto incluiu ainda os temas AGR Jr. Consultoria Agronômica”, “Balanço de carbono para a sustentabilidade de agroecossistemas” e os campeonatos Soybean Money Maker e Rice Money Maker – A revolução da sustentabilidade nas lavouras de soja e arroz irrigado. Ao longo da semana, também foram abordados outros temas, como “Compostagem e educação ambiental como forma de conscientização” e “Manejo da fertilidade de solos em pomares e vinhedos do sul do Brasil visando ao aumento da produtividade e melhoria da qualidade de frutos e seus subprodutos”.

Com informações da Pró-Reitoria de Extensão e Assessoria de Comunicação InovaTec UFSM Parque Tecnológico
Fotos: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61366

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes