UFSM passa a adotar linguagem inclusiva na nomenclatura de seus Portais

Alterações atendem ao que é proposto pela Política de Igualdade de Gênero na UFSM

A partir deste semestre, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passará a adotar termos inclusivos para denominar os seus Portais Institucionais. Desta forma, o Portal do Aluno passará a se chamar Portal Estudantil e o Portal do Professor será denominado como Portal Docente. A renomeação dos Portais busca atender as definições de linguagem inclusiva presentes na Política de Igualdade de Gênero da UFSM, aprovada pela instituição em 2021.

A solicitação foi realizada por meio do Espaço Multidisciplinar Casa Verônica, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão UFSM, e contou com apoio e aceite de outras pró-reitorias da instituição. “Após a aprovação da Política de Igualdade de Gênero, solicitamos essa alteração para se adequar às determinações que preveem uma linguagem mais inclusiva na comunicação. As nomenclaturas anteriores ficavam no masculino, apagando as demais identidades”, ressalta a coordenadora da Casa Verônica, Bruna Loureiro Denkin.

A servidora destaca que novas medidas para a implementação da Igualdade de Gênero na UFSM estão sendo articuladas, como a adaptação de todas as páginas institucionais e o desenvolvimento de um manual sobre linguagem inclusiva. Atualmente, a UFSM conta com mais de 13.400 estudantes mulheres, representando a maioria do corpo estudantil. As servidoras mulheres também são maioria na estrutura administrativa e acadêmica, respondendo por 4.133 postos de trabalho da instituição.

A primeira mulher a ocupar a vice-reitoria da UFSM, a professora Martha Adaime, enfatiza que as preocupações com as questões de gênero estiveram presentes desde o início da gestão. Em 2022, ao assumir a posição, foi necessário modificar as assinaturas institucionais nos processos eletrônicos, que só apresentavam a opção “reitor” ou “vice-reitor”. “As questões culturais de gênero sempre estão presentes. Precisamos, aos poucos, mudar esta cultura. A solicitação realizada pela Casa Verônica atende a necessidade de representação das questões de gênero do público acadêmico”, ressalta a vice-reitora da UFSM.

A Política de Gênero da UFSM é um instrumento institucional que busca efetivar e promover a igualdade na Universidade. Aprovada em 2021, ela institui um Comitê de Igualdade de Género (CIG) e a Casa Verônica, ambas estruturas dedicadas à atenção prioritária à pauta de gênero em todos os campi da UFSM.

Com informações da Pró-Reitoria de Extensão