Calourada 2023: tradicional festa estudantil desembarca na Gare

Cerca de 16 mil pessoas participaram do primeiro dia de evento

Arianne TeLima no palco da Calourada

A primeira edição da Calourada Santa Maria 2023 começou na última segunda-feira (20), e vai até quinta-feira (23) com diversas atrações. A Gare da Viação Férrea foi escolhida como novo local para realização da tradicional festa estudantil de Santa Maria. Antes, o encontro para festejar a aprovação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como demais instituições de ensino superior do município, ocorria de forma orgânica na Praça Saturnino de Brito, também conhecida como Praça do Brahma.

De forma a garantir uma festa mais organizada e segura para todos, neste ano, UFSM, Prefeitura de Santa Maria, Diretório Central dos Estudantes da UFSM (DCE), Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism), demais movimentos estudantis, e Conselho Municipal de Política Cultural do Município se juntaram para planejar uma recepção integrada aos calouros. Na primeira noite da festa, se apresentaram: DJ VR3no, Arianne TeLima, Pitto Foliatti, DJ Grillo Beatz, Batalha de MCs (Corap) e DJ Rennan da Penha.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, ao subir no palco do evento, destacou a atuação conjunta da equipe de organização e a felicidade em ver a Gare lotada. “Que bom ver esse mar de gente. É muito importante estar aqui, em uma grande festa, com segurança nesse espaço. A cidade de Santa Maria se organizou para receber os estudantes com uma grande festa, reunindo todas as entidades do município. Estamos junto com a prefeitura, a nossa universidade e demais instituições de ensino superior”.

A vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, relatou que acredita na iniciativa pois enxerga nela um caráter de acolhimento aos que estão chegando. “Queremos que nossos estudantes se sintam acolhidos na nossa cidade. Estamos torcendo para que tudo dê certo. Tomara que os estudantes e a comunidade estejam aqui.”. E mesmo com chuva no início da programação, segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), cerca de 16 mil pessoas compareceram no primeiro dia da Calourada 2023/1.

Para receber todo esse público, a estrutura da Calourada 2023 conta com dois palcos, cerca de 52 banheiros químicos, locais para alimentação e segurança reforçada. Além de um sistema de mobilidade urbana para atender a demanda estudantil, com linhas de ônibus disponíveis até a Gare, bem como outra ao final da festa para garantir o retorno dos participantes. Solange Prediger, Relações Públicas na UFSM e Assessora de Comunicação do Gabinete do Reitor, destaca estar confiante na realização prática do evento: “foi um trabalho conjunto e integrado. Esta é a primeira vez, em muitos anos, que todos se juntam para que a festa aconteça e a torcida de todos é para que as atividades ocorram da melhor forma possível.

Representante e integrante da coordenadoria de Cultura, Esporte e Lazer do DCE, Sofia Dotto, relata que as expectativas para o evento são as melhores. “A ideia é que todo mundo possa se divertir o máximo possível. Nós trabalhamos muito para a realização desse evento, para que ele continuasse sendo popular. E o recado aos estudantes é que eles aproveitem muito esse momento”, conclui Sofia.

Filipe Morales dos Santos, calouro no curso de Licenciatura em Teatro, diz que a expectativa para o evento é que ele seja muito bom. Filipe também enfatiza pontos estratégicos sobre a organização da Calourada: “os responsáveis conseguiram se organizar. Tem segurança, uma segurança bem reforçada. E não é só aqui na Gare, mas na Rio Branco também”.

A vereadora Marina Callegaro também esteve presente no primeiro dia da Calourada 2023/1. Além de atuar na Câmara de Vereadores de Santa Maria, Marina atua como procuradora da Mulher e tem projetos voltados à proteção e segurança desse público. Sobre o evento, ela destaca que: “penso que Santa Maria precisa olhar para a juventude, nós precisamos criar espaços para a juventude. A calourada é um símbolo para Santa Maria que é uma cidade onde pulsa juventude”. Marina também fez-se presente para atuar e apresentar a campanha ‘Não é não”. O objetivo da iniciativa é de unir forças para alcançar cada vez mais pessoas na prevenção de qualquer tipo de violência contra as mulheres.

A programação da Calourada Santa Maria 2023 segue nos próximos dias e pode ser conferida no site da Prefeitura.

Veja alguns registros do evento:

Texto: Gustavo Salin Nuh, estudante de Jornalismo e voluntário da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista