UFSM atinge posições de destaque no QS Ranking por área

Agricultura e Silvicultura e Química foram os destaques da Instituição

A companhia britânica Quacquarelli Symonds (QS) publicou, nesta quarta-feira (22), o recorte do QS World University Rankings por disciplina. Esta classificação lista as disciplinas de destaque mundial em rankings específicos. São 51 disciplinas em cinco grandes áreas temáticas.

Neste ano, pela terceira edição consecutiva, a área de Agricultura e Silvicultura da UFSM, que, na divisão do QS, pertence à grande área de Ciências da Vida, aparece como uma das melhores do mundo. Desde a última avaliação a área subiu 50 posições, estando listada entre 201-250 mundiais. No Brasil, nesta área, a UFSM figura entre as melhores do país, ocupando a 7ª posição no ranking nacional.

Outro resultado relevante é que, pela primeira vez, a área de Química da UFSM aparece no ranking. No Brasil, a Instituição está na 10ª colocação nacional. Além da UFSM, no estado, apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) consta na classificatória dessa área.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM, Cristina Nogueira, avalia positivamente os resultados obtidos no ranking. Ela explica que, além das áreas que já constam na classificação atualmente, a UFSM tem outras áreas de excelência que também poderiam constar na avaliação. “Certamente a química e outras áreas da Universidade já têm desempenho para constar no top mundial, assim como já acontecia com a agronomia. Neste sentido, temos trabalhado em uma parceria com a Secretaria de Apoio Internacional com foco em melhorar nossa relação com o QS, por isso temos sido mais assertivos na forma como enviamos as informações. A melhora na qualidade dos dados repassados reflete nos resultados que obtemos”, afirma Cristina.

Metodologia

O QS World University Rankings by Subject é compilado anualmente para ajudar os futuros estudantes a identificar as principais universidades em um determinado assunto. As citações, juntamente com os resultados das principais pesquisas globais com empregadores e acadêmicos, são usadas para classificar as universidades. Mais informações sobre a metodologia e dados completos do ranking podem ser encontrados no site do QS Rankings.