Colégio Politécnico reabre espaço de sensibilização ambiental para visitação de crianças

Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental são o público-alvo

Dinâmica durante visita no ano de 2022 (foto: arquivo do projeto)

O Colégio Politécnico da UFSM informa que está reaberta a agenda para visitas no Espaço Pachamama – Laboratório de Educação Ambiental Prática. A partir da próxima segunda-feira (3), o espaço estará novamente com seu formulário à disposição das escolas interessadas para agendamento. O laboratório teve sua primeira visita em setembro de 2022 e até o fim do ano foram recebidas 220 crianças, de oito escolas públicas.

Ainda no segundo semestre, o espaço teve a participação dos estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UFSM, matriculados na disciplina de Educação Ambiental Prática. Foram confeccionados diversos brinquedos e jogos, que foram disponibilizados ao laboratório. Os estudantes ainda cooperaram e interagiram durante as visitas das escolas.

Nessa primeira fase de acolhimento, apurou-se a importância do espaço para sensibilizar as crianças visitantes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. O projeto utiliza uma série de atividades lúdicas que buscam potencializar ações mais sustentáveis em relação ao nosso planeta. A meta, para o ano de 2023, é expandir as visitas e proporcionar experiências transformadoras para mais crianças.

O Laboratório de Educação Ambiental Prática está localizado no Colégio Politécnico da UFSM (prédio 70, bloco C, sala 5) e dispõe de horários nas segundas, terças e quartas-feiras à tarde, bem como nas quintas-feiras pela manhã. A visita inclui atividades educativas lúdicas e visitas a espaços dentro da instituição, como o Laboratório de Espécies Nativas e Práticas Ambientais e o Laboratório de Práticas Alimentares. O agendamento é feito por meio da página do Colégio Politécnico, com o preenchimento de formulário.

Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico