Atletas da UFSM vão participar dos Jogos Universitário Brasileiros de Praia

Delegação da UFSM é composta por 43 pessoas vão representar a instituição no evento que acontece no Maranhão

Pelo segundo ano consecutivo, a UFSM competirá nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia), que ocorrem de 23 a 30 de abril, em São Luís, no Maranhão. Ao todo, 38 atletas vão representar a instituição em oito diferentes modalidades, visando alcançar resultados expressivos e se preparar para outras competições na temporada.

Esta é a primeira grande competição do ano para a UFSM. Segundo o coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems), Luiz Fernando Cuozzo Lemos, participar dos JUBs Praia é uma grande oportunidade de fazer com que o curso de Educação Física da UFSM “retome o protagonismo esportivo e a excelência em nível nacional nas mais diversas competições”. Ele ainda destaca o vasto calendário de competições a serem disputadas pela UFSM neste ano, o qual inclui os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), que ocorrem entre maio e junho, e a preparação para a disputa dos JUBs, etapa nacional dos jogos universitários, que ocorrem em outubro.

O trabalho de preparação do Nieems para os JUBs Praia deste ano deu frutos. No ano passado, a UFSM participou de três modalidades do evento: beach tennis, conquistando o 4° lugar, basquete 3×3, conquistando o 5° lugar, e vôlei de praia. Já na edição deste ano, das 12 modalidades esportivas disponíveis na competição, a UFSM estará presente em oito delas: beach tennis, beach hand, basquete 3×3, cross training, futmesa, vôlei 4×4 misto, vôlei de praia e beach wrestling. As outras quatro modalidades presentes nos JUBs Praia são beach soccer, futevôlei e as duas novidades para a edição: skate e surf.

No ano passado, nos esportes coletivos, apenas a equipe de basquete feminino da UFSM se sagrou campeã, nos JUGs. Para este ano, as expectativas são de que a UFSM brigue por títulos em mais modalidades, tanto nos esportes coletivos quanto nos individuais. Os atletas embarcam para São Luís no próximo domingo (23). A volta está prevista para ocorrer no dia 30.

Texto: Andreina Possan, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali