Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM participa de reunião anual de normatização do setor fotovoltaico na França

É a primeria vez que o Brasil participa como membro permanente da comissão



Durante a semana do dia 27 a 31 de março o professor do Departamento de Processamento de Energia Elétrica da UFSM, Leandro Michels, esteve em Nice, na França para participar da reunião semestral da Comissão de Estudos TC82-Sistemas Fotovoltaicos da International Electrotechnical Commission (IEC). Pela primeira vez o Brasil foi representado como membro permanente na comissão que define caminhos da tecnologia fotovoltaica mundial.

A reunião semestral reuniu líderes de pesquisa e desenvolvimento e de engenharia de produtos das principais fabricantes mundiais de equipamentos do setor fotovoltaico. Nos cinco dias do evento, foram realizadas reuniões e discussões técnicas sobre as normas em desenvolvimento. Além disso, uma plenária geral foi realizada para deliberações gerais da comissão.

Durante o evento, Michels também teve um encontro com Michio Kondo, presidente do Comitê TC82 e pesquisador do National Institute of Advanced Industrial Science and Technology do Japão (AIST), para estabelecer parceria entre a UFSM e o grupo RD20 – Research and Development 20 for Clean Energy Technologies. Este grupo organiza uma conferência internacional reunindo a cúpula dos países membros do G20 envolvendo os temas de pesquisas em energias limpas e tecnologias correlatas. Também foi convidado para participar como palestrante da conferência RD20 de 2023 e seus eventos paralelos.

A IEC

A IEC foi fundada em 1906, sendo Lord Kelvin seu primeiro presidente, tendo como objetivo inicial uniformizar as medidas das grandezas elétricas empregadas no mundo. Ele foi o promotor do uso das grandezas do Sistema Internacional (SI) bem como criou outras unidades de medida. Por esse motivo, se emprega as mesmas grandezas elétricas em todo o mundo, como volts, amperes, hertz, watts, joule, tesla, gauss, entre outras. É uma instituição multilateral internacional onde todos os países membros têm mesmo peso de voto. O Brasil é membro pleno desde 1952, tendo o Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (COBEI) como seu membro afiliado. Hoje todas as normas técnicas do setor elétrico nacionais (ABNT) tem como base as normas da IEC.

O comitê TC82 da IEC, intitulado “Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica”, foi criado em 1981 e contempla os sistemas de conversão de energia solar em energia elétrica e todos os elementos dos seus sistemas. Atualmente é o maior TC da IEC, com 199 normas publicadas, tendo outras 66 normas em desenvolvimento ou atualização. O Brasil era membro observador até 2022, quando os professores Leandro Michels e Lucas Bellinaso da UFSM assumiram a coordenação e secretaria, respectivamente, e tornaram o Brasil membro permanente. A partir de então o Brasil tem colaborado ativamente na redação de várias normas internacionais, em especial naquelas em que há especificidades brasileiras a serem consideradas, como nos requisitos de conexão às redes de distribuição.

Com informações da equipe de marketing do INRI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61969

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes