Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egressa da UFSM recebe menção honrosa em concurso que premia jovens talentos da arquitetura

Juana Basso Gruber foi condecorada por trabalho sobre o patrimônio imaterial de Santa Maria



imagem colorida horizontal com vista do que seriam os pavilhões instalados no campus sede, em um gramado, com pessoas e carros, tendo o prédio da reitoria ao fundo
Projeto previu a instalação de pavilhões móveis no Campus Sede

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM Juana Basso Gruber recebeu menção honrosa em um concurso nacional que premia trabalhos de conclusão de curso ou trabalhos realizados durante a graduação. O anúncio ocorreu no dia 17 de abril, em uma live no Instagram da Minimum, que organiza concursos de Arquitetura e Urbanismo para estudantes e recém-formados, buscando dar notoriedade a jovens talentos da arquitetura brasileira.

Graduada em 2022, a bacharel em Arquitetura e Urbanismo, que recebeu o prêmio na categoria “Jovem Talento da Arquitetura de 2022”, afirmou que estava muito feliz pelo resultado. Ela ainda comentou sobre o reconhecimento: “É um fruto que estou colhendo depois de toda a minha caminhada na UFSM, que me deu muita base para isso”.

Projeto premiado

O trabalho final de graduação (TFG) de Juana teve como título “[i]material: fragmentos do patrimônio vivo de Santa Maria”. A orientação do trabalho foi da professora Leonora Romano. A temática principal era o lugar do imaterial. A pesquisa girou em torno do patrimônio imaterial de Santa Maria, que abrange os livros de registro e são uma forma de patrimônio que não se consegue tocar, mas se consegue vivenciar. E como ainda não há um registro oficial desse tipo de patrimônio na cidade, Juana pensou que o seu trabalho final seria uma boa oportunidade para falar sobre isso.

Na Arquitetura, os alunos devem fazer um projeto final que consiste em duas partes. Na primeira, é feita uma pesquisa relacionada ao tema, e depois, a elaboração do projeto e o seu detalhamento. Assim, para construir a sua base teórica, Juana teve que entender mais sobre patrimônio imaterial, memórias, memória coletiva, preservação do patrimônio e também uma parte artística. 

Pavilhões para simbolizar o patrimônio imaterial

Após a pesquisa, houve a proposta de construção de quatro pavilhões móveis, que podem ser levados pela cidade, podendo ser montados ou desmontados. Eles podem estar juntos, simbolizando o patrimônio imaterial como um todo, ou separados, sendo levados para diferentes pontos da cidade. O ponto de encontro dos pavilhões seria o Campus Sede da UFSM. E cada uma das edificações representa um livro de registro, que se refere a algum tipo de patrimônio imaterial: celebrações, lugares, saberes e formas de expressão. 

O objetivo dos pavilhões era ser um apontamento urbano, que deveria chamar a atenção para o patrimônio e para a sua preservação. “Cada um trazia esse tema com eles e levava um espaço onde poderiam ocorrer oficinas, exposições ou também instalações artísticas, que representavam o patrimônio imaterial em si, como a Feira do Livro”, afirmou Juana.

A finalidade do projeto premiado era criar espaços para o imaginário dos bens culturais da cidade de Santa Maria e para toda Santa Maria.

Texto: Mariane Machado, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Imagens: Reprodução

Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61984

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes