Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PoliFeira do Agricultor convida a comunidade para seu aniversário na próxima quinta-feira

Bolo comemorativo será ofertado gratuitamente para os participantes desta edição



Bolo do aniversário de cinco anos sendo servido (foto: Assessoria de Comunicação da PoliFeira)

Há seis anos, a PoliFeira do Agricultor dava início às suas atividades, com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis e favoráveis para o meio ambiente. O projeto, vinculado à UFSM, prepara uma celebração do aniversário, que contará com diversos elementos comemorativos.

Em meio a tantos motivos para comemorar durante todos estes anos, na próxima quinta-feira (4) será servido um bolo para todos que forem prestigiar o evento de aniversário da PoliFeira, que contará também com estandes de projetos parceiros e bancas dos feirantes com lanches, bebidas, hortaliças, legumes e frutas para quem desejar fazer suas compras. O local será o tradicional de todas as quintas-feiras, ao lado do Planetário da UFSM. A feira começa ao meio-dia, como de costume e contará com a distribuição do bolo de aniversário a partir desse mesmo horário.

A PoliFeira do Agricultor nasceu como um projeto de extensão que busca aproximar a produção local e regional da comunidade acadêmica. Ela foi inspirada nos circuitos curtos de produção e consumo de alimentos do município de Santiago (RS), que seu coordenador, professor Gustavo Pinto da Silva, desenvolvia em seus estudos no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM e com o apoio do ex-reitor Paulo Burmann e do ex-diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita, O objetivo, vigente até hoje, é que o tema da alimentação saudável, sustentável e consciente possa ser debatido por diferentes áreas do conhecimento dentro e fora da universidade.

O projeto tem como diferencial a produção com manejo biológico e sem a utilização de químicos, com análises periódicas da presença de pesticidas nos produtos comercializados feitas pelo Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (Larp), além de toda a assistência técnica ofertada aos agricultores. Nestes seis anos, a PoliFeira conta com aproximadamente 30 famílias participantes, que inovaram em suas produções vindas de 11 municípios. Desde 2019, foi contabilizada a movimentação de cerca de R$ 2,5 milhões por meio da feira livre, valor que beneficia diretamente estes produtores.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62023

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes