Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Caminhadas na Natureza será retomado no dia 13 de maio em Ivorá

O trajeto de 14,7 km consiste em um roteiro turístico, cultural e gastronômico. Entretanto, em caso de chuva, a caminhada será cancelada



O município de Ivorá foi escolhido como local de retomada, no dia 13 de maio, do projeto Caminhadas na Natureza. As caminhadas são uma forma de desenvolvimento regional através do turismo, bem como de geração de renda para os agricultores familiares, pousadas e restaurantes, além de ser uma oportunidade para os participantes verem lugares que não conheciam. O projeto é realizado em uma parceria entre UFSM, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco e prefeituras de municípios da região. Está prevista uma caminhada por mês, até o final do ano, em diferentes municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana, conforme o cronograma divulgado em abril.

A caminhada em Ivorá será precedida por um café da manhã (por adesão) às 7h30min e abertura oficial às 8h. O início do percurso está marcada para as 8h30min, com saída do Complexo Cultural Casa do Nono/Academia da Saúde. O trajeto de 14,7 km inclui visita a locais turísticos, culturais e gastronômicos, como o Parque Natural Municipal Monte Grappa, a propriedade da família Binotto (localizada no monte), a Gruta Nossa Senhora de Fátima (na localidade Sítio Alto, em Faxinal do Soturno), a RST-348, a ponte de acesso à Linha Simonetti, a comunidade da Linha Um, a barragem e pinguela do Rio Mello, a Igreja Divino Espírito Santo e seu museu, além do Casarão da Esquina.

Ao final da caminhada, os participantes poderão desfrutar de um almoço por adesão no Restaurante I Fratelli Moro. Após o almoço, o percurso de retorno à cidade inclui locais como a Agroindústria Delícias de Ivorá, o Café Rural Vó Lucia (de produtos coloniais), a praça municipal, o Conjunto Arquitetônico Cultural e Religioso da Igreja Matriz e o Complexo Cultural Casa do Nono/Academia da Saúde.

Durante o percurso, haverá a comercialização de produtos coloniais e artesanato. Para quem preferir, há a possibilidade de utilizar o transporte coletivo após o almoço. Porém, quem desejar pode caminhar mais 4 km até o ponto de chegada. A Prefeitura de Ivorá também vai disponibilizar ambulância e carro de apoio para garantir a segurança e o conforto dos participantes.

A caminhada será uma das principais atrações da programação do 35º aniversário de emancipação do município Ivorá, celebrado neste ano. Entretanto, em caso de chuva, o evento será cancelado. Os interessados podem se inscrever aqui.

Mais informações pelo e-mail emivora@emater.tche.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62078

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes