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Saúde na palma da mão: aplicativo criado na UFSM auxilia no desenvolvimento motor de crianças

A ferramenta foi feita em parceria com a UFRGS e pode ser usada por pais, professores e profissionais de saúde



O aplicativo Fundamental Motor Skills (FMS) foi desenvolvido para auxiliar profissionais da saúde, professores e pais na demonstração de habilidades motoras fundamentais para crianças – como equilíbrio, arremesso com bola e corrida. Por meio de animações e critérios de avaliação, a ferramenta oferece, na palma da mão, um suporte visual para a execução desses movimentos. O projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

O docente do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) e responsável pela pesquisa na UFSM, Fernando Copetti, explica que, normalmente, a avaliação motora é feita a partir da demonstração das habilidades por parte dos profissionais. Nesse processo, uma das dificuldades é manter a atenção das crianças e ter um padrão, já que cada instrutor demonstra de uma forma diferente. Assim, a iniciativa surgiu com o propósito de apresentar as habilidades de uma forma atrativa para as crianças, a partir do uso de animações e diferentes alternativas de personagens – o que também gera identificação por parte do público-alvo.

As habilidades motoras fundamentais como correr, saltar e chutar surgem a partir dos dois anos de idade e se estendem até os 11 anos, idade em que a criança atinge o nível proficiente, ou seja, quando é capaz de realizar o movimento com precisão. “As habilidades motoras fundamentais são assim chamadas porque constituem a base para a construção das habilidades motoras especializadas. Por exemplo: o ‘arremessar por cima’ [habilidade motora fundamental] tem a mesma mecânica do saque de tênis, do lançamento de dardo e dos esportes com raquetes [habilidades especializadas]”, explica Copetti.

O professor ainda afirma que construir uma boa base motora é essencial para diferentes práticas esportivas. “Estudos mostram que crianças que se sentem motoramente capazes são aquelas que se envolvem mais nas brincadeiras e jogos, o que as torna fisicamente mais ativas e auxilia na socialização”, relata. Consequentemente, crianças ativas desde cedo se tornam adultos mais engajados e saudáveis – fisica e psiquicamente. 

Prevenção da obesidade infantil

Jogos e brincadeiras são práticas importantes em qualquer fase da vida. Para as crianças, além de contribuir com a saúde e bem-estar, são fundamentais para o desenvolvimento motor e para evitar o sobrepeso e a obesidade infantil, como explica Copetti.

No Brasil, em 2022, mais de 340 mil crianças de cinco a dez anos foram diagnosticadas com obesidade, segundo o relatório do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, o que representa o maior índice do país. “Se não quebrarmos essa barreira [falta de proficiência], essas crianças podem entrar na fase adulta com sobrepeso e tendência à obesidade – o que acompanha todos os problemas que essa condição traz”, afirma o professor.

Funcionamento do aplicativo 

O Fundamental Motor Skills possui quatro opções de personagens que demonstram a execução de 21 habilidades motoras fundamentais de equilíbrio, locomoção e com bola. São elas: 

  • Habilidades com bola: agarrar com as duas mãos, passar com as duas mãos, quicar com uma mão, rebater com uma mão, rebater com as duas mãos, arremessar por cima, arremessar por baixo, chutar, volear com um pé e conduzir com um pé. 
  • Habilidades de locomoção: correr, deslocar de lado, galopar, mudar de direção, saltar vertical, saltitar, saltar alongado, saltar em um pé e saltar horizontal. 
  • Habilidades de equilíbrio: equilibrar em um pé e caminhar sobre a linha.

No aplicativo, a criança pode escolher o personagem que irá demonstrar as habilidades motoras fundamentais

Após selecionar a habilidade desejada, o instrutor ou familiar terá acesso a orientações para a realização da avaliação, bem como a instrução verbal a ser fornecida para a criança e os materiais necessários. Em seguida, será disponibilizado uma sequência de imagens demonstrando a habilidade selecionada (Imagem 2). Elas contêm entre quatro e seis figuras sequenciais para representar os principais critérios motores da execução.

Em todas as habilidades, também está ilustrada a sequência correta dos movimentos a partir de figuras estáticas

Além disso, a ferramenta disponibiliza animações para cada uma das habilidades motoras (veja o exemplo abaixo). A partir da demonstração, também é possível gravar, através da câmera do celular, a execução do movimento e avaliá-lo na sequência.

Fases da pesquisa

aplicativo está disponível na Play Store e o download pode ser feito em qualquer dispositivo móvel. Para a criação da ferramenta, a pesquisa iniciou com a revisão da literatura para a identificação das habilidades motoras mais importantes para o desenvolvimento da criança e a forma correta de executá-las. Assim, o próximo passo foi formular as figuras estáticas que representam a sequência dos movimentos que, na fase seguinte, foram transformadas em animação. Antes de serem levadas para dentro do aplicativo, essas figuras e animações passam pela validação de experts da área para entender se as informações foram desenvolvidas de forma clara. Na fase final, referente a criação da ferramenta, são feitos os últimos ajustes a partir da avaliação dos experts e realizados os testes de funcionalidade do aplicativo.

Com a ferramenta disponível para uso da população, a pesquisa entra em um novo momento. Pesquisadores da UFSM e da UFRGS farão a coleta de dados em determinadas áreas para validar as habilidades presentes no aplicativo. Essa validação é feita por meio de um estudo randomizado cruzado – usado na saúde para medir o efeito de intervenções, como o FMS. O estudo funciona da seguinte forma: divide-se um grupo de crianças em dois. Uma parte realiza a testagem com o aplicativo e a outra com a demonstração do instrutor. Após uma semana ou 15 dias, essas crianças são reavaliadas e o procedimento é invertido – o grupo que fez com o aplicativo realiza o teste com o instrutor, e vice-versa.

Assim, ao final do estudo randomizado cruzado, será possível identificar se houve diferença na avaliação. “O que a gente percebeu até agora é que não há diferença, ou seja, as animações conseguem transmitir as informações visuais, tanto quanto o instrutor ou avaliador –  que é o objetivo do projeto”, completa Copetti. Caso for validado, o professor explica que o aplicativo será importante para padronizar a demonstração e a avaliação das habilidades motoras fundamentais, além de motivar as crianças na prática desses movimentos essenciais para o seu desenvolvimento. 

Texto: Thais Immig, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição Mariana Henriques, jornalista

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