Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo da UFSM convida para pré-lançamento de documentário sobre arroz ecológico cooperativado

O documentário foi produzido pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Territorialidade, Extensão Rural e Reforma Agrária da UFSM



Nesta sexta-feira (12), às 13h, haverá o pré-lançamento do documentário Arroz Agroecológico Cooperativado: Aprendizados e Ensinamentos da Reforma Agrária, que foi produzido durante a 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, ocorrida em março deste ano em Viamão. O evento é organizado tradicionalmente pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e o documentário foi produzido pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Territorialidade, Extensão Rural e Reforma Agrária da UFSM. Fruto de um trabalho de pesquisa e colaboração entre o núcleo e diversas comunidades rurais, cooperativas agrícolas e movimentos sociais, a produção do audiovisual tem o apoio do Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar (Nesaf) e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM. O pré-lançamento ocorre no auditório do Nesaf, localizado prédio 44F do campus sede.

O objetivo principal do documentário é apresentar os aprendizados e ensinamentos obtidos ao longo dos anos com a implementação de práticas agroecológicas na produção do arroz, além de destacar o papel da reforma agrária nesse contexto. A Festa da Colheita do Arroz Agroecológico é um evento tradicional que reúne produtores, pesquisadores, estudantes e entusiastas da agricultura sustentável. De acordo com os produtores do documentário, a iniciativa busca ampliar o diálogo e promover uma reflexão sobre os desafios e benefícios da agricultura sustentável, bem como a importância de políticas que incentivem a justiça social e o desenvolvimento rural.

Um teaser do documentário está disponível abaixo:

Com informações da Assessoria de Comunicação do Centro de Ciências Rurais

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62190

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes