Pesquisadora de Harvard, diretor do Museu Nacional e youtuber Pirula estão entre participantes de evento de paleontologia na UFSM

Pesquisadores nacionais e internacionais de paleontologia, além de estudantes de graduação e profissionais da área, estarão em Santa Maria e região na próxima semana para uma extensa programação organizada para o XII Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados.

O evento, que acontece entre os dias 15 e 19 de maio, será realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Segundo a organização do evento, composta por Felipe Lima Pinheiro (Unipampa), Flávio A. Pretto (UFSM) e Leonardo Kerber (UFSM), o simpósio tem como objetivo mostrar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas universidades na área de paleontologia, tanto para o meio acadêmico quanto para a comunidade em geral.  “É uma oportunidade para compartilhar experiências sobre o nosso campo de atuação e apresentar os últimos resultados de nossas pesquisas junto a colegas de todo o país”, afirmam os organizadores.

Os locais escolhidos para esse encontro foram Santa Maria e a Quarta Colônia, situados na região central do Rio Grande do Sul. Os organizadores explicam que esses locais se destacam na paleontologia pelo rico patrimônio fóssil e os trabalhos desenvolvidos na área. Para eles, o simpósio é uma forma de celebrar esse patrimônio: “Nossos trabalhos circulam entre os principais periódicos científicos, o que tem atraído os olhos do mundo para a região. E, agora, traz para nosso meio os principais acadêmicos da área no país”, completam.

Programação inclui mostra de paleoarte, saídas de campo e palestras

O XII Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados vai contar com uma extensa programação que inclui palestras, fóruns, minicursos e apresentação de trabalhos científicos inéditos por parte de estudantes de graduação e profissionais da área. Também haverá espaço para exposição de obras de paleoarte, réplicas, impressões 3D, fotografias e desenhos técnicos.

Ocorrerá, ainda, saídas de campo para visitar espaços como a Formação Sanga do Cabral – formação geológica do período Triássico, com cerca de 240 milhões de anos, que conta com presença de fósseis. As inscrições para essa atividade, no entanto, já foram finalizadas.

Um dos convidados do evento é o paleontólogo e youtuber Paulo Miranda Nascimento, o Pirula: “Nosso maior público são estudantes de graduação e pós-graduação. Então, convidamos o Pirula sobretudo por isto: é um pesquisador que tem um diálogo excelente com a atual geração de paleontólogos que estão nesse processo de formação”, revelam os organizadores.

Outras referências na área também estarão presentes no evento, como o atual Diretor do Museu Nacional, o paleontólogo Alexander Kellner, que vai abordar a reconstrução do espaço, e as convidadas da Universidade Federal de São Paulo (USP), Joseline Manfroi e Annie Hsiou, que irão compartilhar as mais recentes expedições brasileiras na Antártida e no coração da Amazônia.

Os palestrantes internacionais serão representados por Maria Belen von Baczko, do Museu Argentino de Ciências Naturais e por Stephanie Pierce, do Museu de Zoologia Comparada da Universidade de Harvard. Já as palestras voltadas ao cenário de paleontologia no Rio Grande do Sul serão ministradas pelos pesquisadores Cesar Schultz (UFRGS), Marina Soares (UFRJ) e Jaciele Sell (UFSM).

A programação completa do XII SBPV está disponível no site ou no perfil do evento no Instagram.

Inscrições: Ainda é possível se inscrever para as sessões científicas (palestras e apresentações de trabalhos). A inscrição  deve ser realizada pelo site sbpv.rocks e gera certificado. Inscrições realizadas e pagas até este sábado (13) às 18h dão acesso ao coquetel de abertura, no dia 15 de maio.

Reportagem: Thais Immig, acadêmica de Jornalismo e voluntária na Agência de Notícias e Eduarda Paz, estagiária na Agência de Notícias.