Equipe Phenoglad ministra estação técnica para agricultores de Nova Esperança do Sul

Atividade faz parte da entrega de resultados da 11° fase do projeto Flores para Todos

A estação técnica sobre a produção de gladíolos foi ministrada pela professora Lilian Osmari Uhlmann

Na última sexta-feira (12), ocorreu mais uma entrega de resultados da 11ª fase do projeto Flores para Todos, desta vez em Nova Esperança do Sul, na propriedade da família Minuzzi, que ingressou no projeto neste semestre, com o cultivo dos gladíolos. Na propriedade, que tem como base a produção de hortaliças, as flores constituem uma alternativa adicional de renda e diversificação para a propriedade.

Estava inserida nesse contexto uma das estações técnicas do dia de campo: “A cultura do gladíolo como alternativa de renda e diversificação para a pequena propriedade familiar”, que foi ministrada pela professora da UFSM Lilian Osmari Uhlmann, representando a Equipe Phenoglad, e pela engenheira agrônoma Monique Chaves, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).

A família Minuzzi é uma das 17 beneficiadas na 11ª fase do projeto e está satisfeita com a produção, pois 100% das flores haviam sido vendidas ou estavam encomendadas até a data do evento. Frente a esse sucesso, pretendem aumentar a produção dos gladíolos para outras épocas e expandir a produção para outras flores do projeto, como girassol e estátice.

Além da estação sobre o projeto Flores para Todos, outras três estações técnicas fizeram parte do dia de campo:

– “Pnae e gestão da propriedade”, dirigida pela extensionista social rural Lisandra Bolzan Snowareski, da Emater/RS;

– “Proteção de fontes”, ministrada pelo extensionista rural agropecuário Wladimir Bolzan Cadó, da Emater/RS;

– “Fertirrigação”, com o extensionista rural agropecuário Otávio Poleto, da Emater/RS.

O evento contou com cerca de 50 participantes, sendo a maioria deles produtores rurais do município. Também estiveram presentes o prefeito de Nova Esperança do Sul, Ivori Antonio Guasso Júnior, e o secretário municipal de Agricultura, Carlos Biasi. O dia de campo foi uma realização em conjunto da Equipe Phenoglad da UFSM, Emater/RS e Secretaria Municipal de Agricultura.

Números do projeto – Desde o seu início, em 2018, o Projeto Flores para Todos já alcançou 269 famílias rurais e 45 escolas de campo em 16 estados brasileiros e também no Distrito Federal. Os números da 11ª fase do projeto, atualmente em andamento, são os seguintes:

Girassol: 12 produtores e duas escolas do campo em 14 municípios de três estados brasileiros;

Gladíolo: 17 produtores, uma escola do campo e uma universidade em 12 municípios;

Dália: seis produtores em seis municípios;

Ornitogalo: três produtores em três municípios.