Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coletivo Negressencia lança livro sobre danças negras em Santa Maria

O e-book é uma coletânea de textos escritos por integrantes do coletivo, que reúne alunos e egressos dos cursos de Dança da UFSM



Neste sábado (20), às 10h, o Coletivo Negressencia lança em sua página no Instagram o e-book Narrativas Pulsantes em Dança: Escritas de Corpos Negros no Coração do Rio Grande do Sul. Publicado em comemoração aos sete anos de existência do coletivo, a obra é uma coletânea que reúne textos publicados anteriormente em revistas acadêmicas e anais de congresso, além de textos inéditos, todos assinados por artistas/pesquisadoras integrantes do grupo. Os organizados do livro são Amanda Santos Silveira (doutoranda em Ciências Sociais da UFSM e egressa do curso de dança) e o professor Manoel Gildo Alves Neto, da Universidade Federal de Pelotas.

A obra tem o intuito de dar visibilidade às danças negras enquanto ação antirracista e de difusão das africanidades emergentes. De acordo com os autores, “esta produção acadêmica é um compartilhamento das reflexões acerca de práticas artístico-pedagógicas que assumem a corporeidade enquanto valor civilizatório e arquivo vivo de narrativas negrorreferenciadas pulsantes na contemporaneidade”.

A live de lançamento terá um bate-papo com duas das autoras: Karen Tolentino (doutora em Educação e egressa do curso de Dança da UFSM) e Gabrielle Barcelos (doutoranda em Educação e aluna de Dança na UFSM). Representando a Editora Nômade, que publica a obra, Marlise Buchweitz também vai participar da conversa, que terá a mediação dos organizadores do livro. A obra pode ser adquirida por meio do mesmo perfil no Instagram ou pelo e-mail coletivonegressencia@gmail.com.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62299

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes