Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mudanças em edital da pós-graduação da UFSM ampliam oportunidades de ingresso

Pró-reitoras de Pós-Graduação destacam o papel da pós na carreira profissional



Para o segundo semestre de 2023, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPGP) da UFSM inovou no edital de seleção às vagas de Especialização, Mestrado e Doutorado da instituição. São ofertadas mais de mil vagas distribuídas em 67 cursos em um documento integrado: o Edital Geral PRPGP/UFSM n.º 010, de 28 de abril de 2023.

Conversamos com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Cristina Wayne Nogueira, e a pró-reitora substituta, professora Tatiana Emanuelli, a fim de esclarecer alguns pontos do certame. Confira:

Janelas de oportunidades

Professoras Cristina Wayne Nogueira e Tatiana Emanuelli

As regras do processo seletivo estão organizadas em uma parte geral, com as normas da PRPGP aplicáveis a todas as vagas da seleção, e uma parte específica, em que cada programa estabelece as suas diretrizes de seleção. A professora Tatiana destaca outra característica significante do edital: a dupla oportunidade de ingresso através da 1ª e da 2ª janela, que são períodos independentes de inscrição gratuita, seleção e ingresso. 

A 1ª janela já está aberta. A inscrição às vagas de 67 cursos ocorre no período de 2 a 29 de maio, e o ingresso das pessoas selecionadas está previsto para agosto. Já a 2ª janela terá a inscrição a vagas de alguns cursos no período de 10 a 21 de agosto de 2023, com ingresso previsto para novembro. Através das duas janelas, a UFSM visa ao acesso daquelas pessoas cujos cursos atuais de graduação estão com o calendário alterado devido à pandemia e também daquelas que não conseguiriam participar do processo seletivo em um primeiro momento. 

A professora Cristina entende que o ingresso no que seria o meio do semestre causa estranhamento. No entanto, o vínculo da pessoa que ingressar em agosto ou em novembro com o curso será o mesmo, ambas terão a matrícula regular e acompanharão as disciplinas desde o início, pois elas serão oferecidas de forma condensada e em fluxo contínuo. De acordo com a pró-reitora, “existem disciplinas que são ofertadas fora desse caráter de semestre”. Assim, a vivência na pós-graduação, independentemente da janela de ingresso, será integral. 

A professora Tatiana chama a atenção para outro ponto importante: “nem todos os cursos oferecerão vagas nas duas janelas. Então, são possibilidades e oportunidades abertas de acordo com a disponibilidade de vagas em cada pós-graduação”. Portanto, aquelas pessoas que já definiram sua pós-graduação devem realizar a inscrição na 1ª janela a fim de aumentar as chances de ingresso no curso escolhido, pois o programa ao qual este pertence pode não oferecer vagas na 2ª janela.  

Diferencias da pós-graduação da UFSM

Além dos detalhes do processo seletivo, perguntamos às pró-reitoras quais as vantagens de se realizar uma pós-graduação na UFSM. A professora Cristina aponta que “nós temos cursos de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento e os estudantes terão oportunidade de vivenciar grupos de pesquisa em que há pesquisadores de excelência”. Afirmação corroborada pelo fato de o corpo docente da pós-graduação da UFSM ser formado, em sua maioria, por mestres, doutores e pós-doutores e de a UFSM ser uma das 20 melhores instituições de ensino do Brasil, de acordo com o UI GreenMetric – World University Rankings.

Nesse cenário, a competência dos pesquisadores da instituição tem sido reconhecida através das publicações em revistas de alto impacto e das premiações nacionais e internacionais. A exemplo da professora Cristina, que, dentre outros méritos, já recebeu o Prêmio CAPES/Elsevier Mulheres Cientistas – 2010 e Pesquisadora Destaque na área de Ciências Biológicas – 2017, e da professora Tatiana, que possui, entre suas realizações, o Prêmio CAPES/Elsevier Mulheres Cientistas – 2014. E, considerando que qualidade docente é fator importante na formação do pós-graduando, a pró-reitora entende que “a expertise dos nossos pesquisadores garantirá a esses alunos um preparo para o mundo de trabalho”.

A professora Tatiana aponta ainda que  “prêmios são o reconhecimento da qualidade e da relevância do conhecimento e da produção científica gerada pelas pesquisas desenvolvidas por nós e por outros pesquisadores que já receberam prêmios semelhantes”, e conclui afirmando que “no Brasil, os prêmios e destaques que distinguem avanços na pesquisa e no conhecimento são possíveis através da pós-graduação, pois a pesquisa acontece majoritariamente vinculada aos programas de pós-graduação nas universidades federais.”

Isso pode ser observado na carreira bastante semelhante das pró-reitoras: ambas são formadas em Farmácia pela UFSM. “Nós somos fruto da casa”, afirma Cristina. “Temos formação de doutorado na UFRGS com o mesmo orientador na mesma área do conhecimento – em bioquímica – e, para ambas, a pesquisa e a pós-graduação são a base da vida profissional que é a academia. Nós entendemos hoje que os alunos que fazem pós-graduação não necessariamente precisam estar voltados para a academia e que nossos programas dão, sim, formação para que eles possam resolver e encarar os desafio do mundo do trabalho”.

Ter uma pós-graduação no currículo profissional aumenta a empregabilidade e o diferencial competitivo. Dentre outras vantagens, destaca-se que a pessoa que faz pós-graduação tem a network expandida om pesquisadores e outros profissionais da área, mais oportunidades de realizar estágios e empreender, além do aumento na pontuação por publicação e formação. Tudo isso porque, através dos cursos, os estudantes têm “oportunidade de vivenciar ecossistemas de inovação e internacionalização e estabelecer conexões para toda vida”, afirma a pró-reitora. 

Ao pontuar as vantagens de os estudantes cursarem a pós-graduação na UFSM, a professora Tatiana destaca a assistência estudantil, cujo acesso ocorre por edital próprio, com uma Casa do Estudante destinada à pós-graduação, a oportunidade de concorrer a bolsas de estudo e o acesso ao Restaurante Universitário. Além disso, as pessoas que ingressarem na UFSM viverão em um campus com uma beleza cênica notória, localizado em uma cidade segura quando comparada a outros centros urbanos do mesmo porte. 

A professora Tatiana faz um convite para que “os alunos participem do processo seletivo e venham se juntar a nós na construção de uma sociedade melhor”.

Texto: Fabiana Perrando Coradini/Unicom

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62229

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes