Resolução cria órgãos colegiados para impulsionar a internacionalização da UFSM

O funcionamento dos comitês foi explicado pela SAI, nesta quarta-feira (31), para representantes das unidades de ensino

Os professores Júlio Rodriguez (à esq.) e Paulo Bayard durante a apresentação da resolução

Nesta quarta-feira (31), a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) realizou uma reunião com diretores, vice-diretores e representantes das 10 unidades de ensino da UFSM, incluindo os campi fora da sede. O objetivo do encontro foi apresentar a resolução Nº 129/2023 da UFSM, que aprova a criação dos seguintes órgãos colegiados: o Comitê de Internacionalização (CoInter) e os Comitês Descentralizados de Internacionalização (CoDInter).

Com base nessa resolução, o Comitê de Internacionalização, ligado à SAI, terá a responsabilidade de desenvolver políticas institucionais ligadas à internacionalização e questões linguísticas para a UFSM, além de direcionar propostas internacionais específicas para cada centro, com o objetivo de promover ainda mais a internacionalização da universidade. Já a responsabilidade de orientar e acompanhar as políticas institucionais de internacionalização e linguísticas dos centros da UFSM será atribuída aos Comitês Descentralizados de Internacionalização, vinculados às respectivas unidades de ensino. Esses comitês também serão responsáveis por coletar propostas internacionais específicas de cada unidade de ensino, além de contribuir para a criação de um ambiente mais internacionalizado para os estudantes.

A reunião aconteceu de forma remota e contou com a abertura realizada pelo secretário de Apoio Internacional da UFSM, professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, que apresentou a resolução passando pelas principais atribuições dos Comitês Descentralizados. Em seguida, o professor Bayard apresentou a situação atual do cenário da internacionalização da UFSM e quais ações estão sendo tomadas para melhorar os indicadores da universidade. Na sequência o professor Júlio César Cossio Rodriguez, assessor adjunto na Secretaria de Apoio Internacional (SAI), complementou destacando a importância do enraizamento das ações de internacionalização nas unidades de ensino e explicando como a nova resolução vai deixar mais próxima a atuação da SAI em relação ao dia a dia dos centros e na resposta a problemas ligados à internacionalização. Ao final das apresentações foi aberto um espaço para perguntas, no qual algumas questões práticas da implementação dos comitês foram discutidas.

A ideia é que a primeira reunião do Comitê de Internacionalização ocorra no começo do próximo semestre letivo, ainda no mês de agosto, e já conte com a participação dos membros dos comitês descentralizados.

Texto e foto: Núcleo de Comunicação da SAI